Especial Publicitário

Qualidade genética do rebanho garante dois prêmios à Agropecuária Três Barras pela DeltaGen

Agropecuária Três Barras é dirigida por Kiko Micheloni e os filhos José Paulo e José Francisco Jr.

Por: Acácio Rocha | Da Redação atualizado: 6 de setembro de 2023 | 17h41
Fabio Girardi Frigoni (diretor executivo da DeltaGen), Junior Micheloni, Kiko Micheloni e José Paulo Micheloni, com uma das premiações (Reprodução/DeltaGen). Fabio Girardi Frigoni (diretor executivo da DeltaGen), Junior Micheloni, Kiko Micheloni e José Paulo Micheloni, com uma das premiações (Reprodução/DeltaGen).

A qualidade genética em seu plantel garantiu à Agropecuária Três Barras – liderada pelo pecuarista Kiko Micheloni, de Adamantina – dois prêmios de destaque conferidos pela DeltaGen em sua 18ª Reunião Técnica com seus Associados, durante a ExpôGenética realizada de 22 a 24 de agosto em Uberaba (MG).

A Três Barras, de Santa Rita do Rio Pardo (MS), conquistou os prêmios Melhor Macho Safra 21 e Melhor Fêmea Safra 21, recebidos por Kiko e os filhos José Paulo Romanini Micheloni e José Francisco Micheloni Júnior, que dividem a gestão empresa agropecuária. Para essa qualificação os animais passaram por duas rigorosas avaliações, na desmama e no sobreano (aos 18 meses).

Foram dois prêmios recebidos pela Três Barras (Reprodução/DeltaGen).

Com essa qualificação os animais recebem o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), emitido pela DeltaGen, sob a chancela do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aos exemplares bovinos superiores na avaliação genética, em cada safra. O CEIP assegura a procedência, a produtividade e o potencial genético do animal.

Touro da Três Barras no Sumário DeltaGen

Além desses dois prêmios conquistados neste mês, outro destaque do seu portfólio, e comemorado pelos Micheloni, é ter um touro do plantel “Líder de Sumário” pela DeltaGen 2022/2023. O guia é uma referência que preconiza o melhoramento genético e o incremento de produtividade da pecuária nacional. A publicação é buscada por aqueles interessados na aquisição de sêmen, visando o melhoramento genético dos planteis em suas propriedades.

Touro Vinhatico3BA, da Três Barras, no Sumário DeltaGen (Reprodução).

Conforme destaca a própria publicação, em 2021 – com o apoio das centrais de inseminação artificial – a DeltaGen vendeu mais de 1,5 milhões de doses de sêmen, o que corresponde a mais de 63% do mercado de sêmen de touros CEIP de todo o Brasil.

Atualmente, a Três Barras tem mais de 25 animais em centrais de inseminação artificial. “Nosso rebanho tem consistência e temos conquistado importante presença no mercado de melhoramento genético”, orgulha-se Kiko.

Outra vitrine para o mercado são os leilões. No calendário do setor a Três Barras realiza seu leilão no mês de junho. O próximo tem data marcada: 7 de junho de 2024.

Um dos maiores programas de melhoramento genético do mundo

O grupo de Associados da DeltaGen existe há cerca de 30 anos e ao longo das décadas a associação conquistou seu posicionamento como um dos maiores programas de melhoramento genético do mundo.

A Três Barras participa do programa há 18 e celebra as novas conquistas que consolidam os investimentos em tecnologia e melhoramento genético do rebanho, focado na rusticidade e produção. A característica de rusticidade permite a inserção desses animais em qualquer bioma do país, com fácil adaptação e melhores resultados no campo.

Kiko é cumprimentado na premiação (Reprodução/DeltaGen).

Conforme o site da DeltaGen, são 53 associados, onde participam 71 fazendas com rebanho total de 350 mil animais, com 76 mil vacas em avaliação. Ao longo de três décadas, soma mais de 1 milhão de animais avaliados.

Saiba mais

A DeltaGen permite, por meio do melhoramento genético desenvolvido nas empresas associadas e tecnologias de ponta, melhorar a qualidade genética dos bovinos de corte. Visa, com a aplicação do know how desenvolvido, aumentar a eficiência produtiva dos rebanhos, de modo que um auxilie o outro na evolução dos plantéis.

Com 30 anos de tradição a Associação atua nas mais diversas áreas da produção animal, tendo entre suas participantes fazendas localizadas nos principais polos da cadeia da carne, em dez estados brasileiros: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

De 22 a 24 de agosto, durante  a 18° Reunião Técnica da DeltaGen, a programação permitiu fortalecer o intercâmbio entre seus associados, troca de conhecimento e experiências acerca da evolução da pecuária produtiva, além de palestras sobre o que é mais relevante e tem mexido com o mundo da pecuária no Brasil.