1º Leilão Total CEIP oferta mais de 650 animais de alta produtividade para a região nesta sexta (9)
Organizado pela Agropecuária 3 Barras e Vip Agropecuária, leilão acontece dia 9 de maio em Lucélia.

Com uma oferta de 670 animais nelore entre touros, novilhas e animais comerciais – todos com origem CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) – acontece nesta sexta-feira (9) o 1º Leilão CEIP, organizado pela Agropecuária Três Barras (Kiko Micheloni e família), Vip Agropecuária (Marcos Ravazi) e parceiros.
Conforme os organizadores, as oportunidades de negócios envolvem 10 touros certificados CEIP, e ainda 60 novilhas e 600 animais comerciais entre machos e fêmeas, com origem de animais certificados. O foco da oferta de touros e novilhas é fomentar a ampliação de rebanhos na região com os diferenciais genéticos atestados pela certificação.
Emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o CEIP reconhece oficialmente reprodutores – machos e fêmeas – de alto valor genético, com desempenho comprovado em programas de melhoramento animal.
Para o produtor rural, investir em animais com CEIP é sinônimo de segurança genética, retorno econômico e competitividade no mercado. Para o consumidor final, é garantia de uma cadeia produtiva mais eficiente, controlada e voltada para a excelência.
Precocidade e rentabilidade
No fim da cadeia produtiva e na sua relação com o mercado da carne, o criador que evolui para um rebanho com os diferenciais de alto valor genético tem condições de oferecer um animal precoce e obter maior rentabilidade. “Essa condição genética, estimulada por programas voltados ao melhoramento de rebanhos nelore já é bastante consolidada em grandes regiões produtoras da pecuária nacional e tem sido uma crescente em todo o país. Por isso, mobilizamos grandes parceiros e trazemos essa janela de oportunidades, de bons negócios, para a Nova Alta Paulista”, destaca Marcos Ravazi, da Vip Agropecuária.
Em Santa Rida do Pardo (MS) a Agropecuária Três Barras tem conquistado uma sequência de prêmios em reconhecimento pela qualidade do seu rebanho. O mais recente deles em dezembro passado, obtendo o terceiro lugar no país pelo Circuito Nelore de Qualidade 2024, realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A Três Barras é uma das referências em melhoramento genético, com reflexos em melhor produtividade, no Mato Grosso do Sul, alcançados a partir de programas de melhoramento genético que levaram à certificação CEIP.
Grandes oportunidades
O 1º Leilão Total CEIP acontece dia 9 de maio, no recinto da Lucélia Leilões, com início às 18h. O local fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), altura do km 585, em Lucélia. Mais informações em (18) 99765-9868 (Júnior) e (18) 99798-7200 (Marcos Ravazzi).
(Divulgação).
Saiba mais: Certificado CEIP valoriza genética e produção animal no Brasil
O setor agropecuário brasileiro conta com uma importante ferramenta para valorizar a genética e garantir a qualidade da produção animal: o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). O objetivo da certificação é estimular a produção e comercialização de animais geneticamente superiores, contribuindo para o avanço da pecuária nacional.
Emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o CEIP reconhece oficialmente reprodutores – machos e fêmeas – de alto valor genético, com desempenho comprovado em programas de melhoramento animal.
Criado com base no Decreto nº 8.236/2014, o CEIP é concedido a animais que se destacam dentro de critérios técnicos rigorosos, estabelecidos por programas de melhoramento genético registrados no Mapa. Esses programas avaliam características como ganho de peso, precocidade, fertilidade, resistência a doenças e qualidade da carne, entre outras, sempre com base em dados científicos e avaliações genéticas.
Segundo o Ministério da Agricultura, os reprodutores certificados com o CEIP são responsáveis por disseminar genética de alta performance nos rebanhos comerciais, aumentando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade da atividade pecuária. O uso desses animais tem se mostrado uma estratégia eficaz para atender às exigências do mercado interno e externo, que cada vez mais demanda carne de qualidade e produção responsável.
Atualmente, diversas raças bovinas, suínas e outras espécies participam de programas que concedem o CEIP, sendo os bovinos de corte os mais representados. Grandes centrais de genética e criadores especializados são os principais responsáveis pela seleção e produção desses animais certificados, o que impulsiona a modernização do setor.