Ensino

Professor já pode pedir sua Carteira Nacional Docente

Carteira é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação.

Por: Assessoria de Comunicação Social do MEC atualizado: 07:52
(Imagem: Angelo Miguel/MEC) (Imagem: Angelo Miguel/MEC)

Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro (RJ), o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), anunciou a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) — documento oficial com validade em todo o território nacional. A carteira é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas, para facilitar o acesso a descontos em eventos culturais e a novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, além da participação de aproximadamente 3 mil professores das redes de ensino municipais, estaduais e federal.

De acordo com o ministro Camilo Santana, inicialmente, o documento será entregue aos professores que estão na ativa e, posteriormente, também aos docentes aposentados. “Professores de todas as redes deste país vão ter direito à Carteira Nacional Docente. Eu disse: ‘vamos fazer uma carteira bonita para reconhecer a importância desse profissional no nosso país e na nossa nação’. Aí surgiu mais uma ideia, vamos abrir um edital para convocar as empresas deste país para serem parceiras do professor. Então, criamos o selo #TôcomProf, um projeto de reconhecimento e de valorização do professor. Nós estamos entregando 1.500 carteiras para os professores aqui do Rio de janeiro, rumo ao início da entrega de 2,7 milhões de carteiras que poderão ser emitidas no Brasil”, informou.

Já o presidente Lula relembrou sua trajetória na educação, contando que possui um curso primário e um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo o presidente da República, sua militância pelo ensino nasceu daquilo que lhe faltou. “É o que eu tenho na vida. E a minha obsessão pela educação é porque eu não tive as coisas que eu acho que deveria ter”, declarou.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Floricultura Flor de Lotus

Publicidade

Unimed Adamantina
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Na ocasião, os professores receberam um panfleto com benefícios fornecidos pelas empresas que já são parceiras do Mais Professores. “A Caixa Econômica Federal dará gratuidade na anuidade de cartões de crédito, ele [o professor] terá vantagens e descontos em algumas lojas parceiras, no iFood, na Decolar, em uma rede de farmácias. Vai ter parceria com a Amazon, com a Samsung, na compra de equipamentos, de televisão, enfim. Eu quero convocar todos os parceiros deste país para criar um grande movimento, um movimento de reconhecer o papel do professor”, concluiu.

No evento, também foram anunciados benefícios exclusivos do Mais Professores para o Brasil: meia-entrada em eventos culturais (cinemas, teatros e shows), ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis, e os primeiros benefícios do #TôComProf, que reúne lojas físicas, e-commerce e serviços de várias categorias.

CNDB

Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, a Carteira Nacional Docente do Brasil é uma conquista para professores da educação básica e superior, de escolas e instituições públicas e privadas. Reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores, a CNDB tem validade de dez anos. O sistema de solicitação da CNDB será aberto na quinta-feira, 16 de outubro, por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. Para ser elegível, é preciso que o docente tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Como solicitar

Caso atenda a esses critérios, o sistema trará, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino. O professor deverá, então, verificar os dados e confirmar as informações. Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora. Após isso, deverá informar endereço completo e contato (e-mail e telefone). Em seguida, deverá fazer o upload de uma foto dentro dos parâmetros do sistema. Nesse momento, o docente poderá visualizar a futura CNDB com foto e dados completos. Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. Ao final, será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download, que já dá acesso aos benefícios do Mais Professores.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone