Ensino

Fatec Adamantina leva conhecimento e tecnologia ao interior do Amazonas

Estudantes e professores participaram de nova edição do “Projeto Rondon

Por: Centro Paula Souza atualizado: 18:09
Grupo da Fatec Adamantina no Amazonas (Reproducao/Centro Paula Souza). Grupo da Fatec Adamantina no Amazonas (Reproducao/Centro Paula Souza).

Alunos e professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Adamantina participaram, entre os dias 8 e 27 de julho, da Operação Amazonas do Projeto Rondon, iniciativa do Ministério da Defesa, que promove ações de cidadania em regiões de vulnerabilidade social e econômica. A equipe realizou 40 oficinas sobre temas como ciência de dados, comunicação digital, sustentabilidade e empreendedorismo, no município de Fonte Boa, localizado a cerca de 800 quilômetros de Manaus, beneficiando um total de 890 pessoas.

(Reprodução/Centro Paula Souza).

As ações foram conduzidas pelos estudantes André Gomes, Angela Guimarães Bento, Bruna Sartorato, Eduardo Antunes Bueno, Grazielly de Souza Silva, Guilherme Polino, Luísa Viana Rodrigues e Renata de Moura Lins, sob supervisão dos professores Paulo Roberto da Silva Ruiz e Renata Motta Chicoli. As oficinas incluíram, por exemplo, capacitação de servidores públicos em ferramentas como Excel, Power BI, inteligência artificial e mídias sociais, além de atividades voltadas à autonomia econômica de mulheres, como maquiagem, corte de cabelo e produção de cosméticos artesanais.

Publicidade

Floricultura Flor de Lotus
Parfum Perfumes Importados

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Na área ambiental, foram promovidas atividades como construção de filtros de água de baixo custo, cultivo de hortas e fabricação de inseticidas naturais. Segundo Paulo, os conteúdos foram definidos após uma visita técnica prévia à região, realizada em abril. “Fizemos reuniões com secretários municipais e lideranças ribeirinhas de Fonte Boa para ajustar o conteúdo das oficinas às necessidades locais. Algumas propostas foram incluídas ou adaptadas a partir dessas escutas.”

Viagem de barco

A delegação da Fatec percorreu um trajeto de 22 horas de lancha pelo Rio Solimões para chegar ao município. “A logística é desafiadora, mas essencial para alcançar essas comunidades”, destaca o professor. A unidade atuou no Conjunto B da operação, que reuniu instituições de Ensino Superior de todo o País e concentrou atividades nas áreas de tecnologia, meio ambiente, trabalho e comunicação.

(Reprodução/Centro Paula Souza).

De acordo com a professora Renata Chicoli, a experiência contribui para o crescimento pessoal, acadêmico e social dos estudantes. “Eles aprendem a valorizar a diversidade cultural e aplicar o conhecimento em ações concretas de cidadania”, salienta. O aluno Guilherme Saderio Polino concorda: “Pude enxergar uma realidade diferente da minha rotina. Foi gratificante e transformador. Sou grato à Fatec e a todos os envolvidos.”

(Reprodução/Centro Paula Souza).

Para as estudantes Luisa Viana Rodrigues e Angela Regina Guimarães Bento, o contato com outra realidade agregou muito para a trajetória acadêmica e pessoal de quem participou da operação. “Servir as pessoas e compartilhar conhecimento foi marcante. Fomos recebidos com muito carinho e saímos com o sentimento de dever cumprido”, afirma Angela. 

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Essa foi a segunda participação consecutiva da Fatec Adamantina no Projeto Rondon. Em 2024, uma equipe de professores e estudantes da unidade integrou a Operação Mangabeiras, em Itabi, município localizado em Sergipe. “Além de aplicar o que aprendem, os alunos têm contato com saberes tradicionais e realidades distintas das que vivenciam no cotidiano. É uma ação de extensão que aproxima a formação acadêmica das necessidades reais da população”, conclui Paulo.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone