Escola Helen Keller faz atividade com estudantes com foco nas provas do Saeb
Mobilização teve como objetivo avaliar dados do Simulado Saeb.

Na manhã desta quarta-feira (16) a Escola Estadual Helen Keller, de Adamantina, realizou o “Dia D de Recomposição - Saeb 2025”. A iniciativa visa incentivar a preparação de estudantes, dos 9° anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio, para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com a Escola – que integra o Programa de Ensino Integral (PEI) – a mobilização busca engajar e fortalecer o compromisso da comunidade escolar quanto à aplicação das as avaliações e, assim, poder aperfeiçoar ainda mais os resultados de aprendizagem. “Mais do que simplesmente olhar para um número a ser atingido, o momento é oportuno para promover uma reflexão sobre os desafios e as conquistas obtidas, de modo a nortear a elaboração de novas estratégias pedagógicas”, destaca a unidade de ensino.
(Cedida/Helen Keller).
(Cedida/Helen Keller).
Na atividade, e sob orientação dos professores, os próprios estudantes elaboraram um plano de ação, com levantamento de estratégias de aprendizagem e metodologias visando mudanças atitudinais – de comportamento –, bem como pactuaram metas de evolução.
Além da análise dos resultados obtidos no primeiro Simulado Saeb, os estudantes participaram de dinâmicas e oficinas, bem como de um café da manhã especialmente preparado para esta atividade. "A partir dos planos de ação elaborados pelos próprios estudantes, a equipe gestora da unidade terá mais elementos para aprimorar a busca ativa escolar, melhor utilização do material pedagógico e, consequentemente, a recuperação e o fortalecimento das aprendizagens", destacou a coordenadora pedagógica Carla Melo.