Em projeto com temática indígena, EMEI Domingos Latine é selecionada em edital do MEC
Projeto teve como objetivo valorizar as culturas originárias, desenvolvido com crianças.

A escola municipal de educação infantil (EMEI - Ciclo II) Domingos Latine, de Adamantina, foi uma das instituições escolhidas no edital para seleção de Experiências Inspiradoras, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A escola foi selecionada para compor o Mapa de Experiências, com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório de experiências inspiradoras.
O projeto desenvolvido pela equipe da EMEI foi inscrito no eixo “Territórios, Culturas e Saberes”, com a proposta “Semana dos Povos Indígenas”. A ação foi executada com cerca de 180 alunos da educação infantil e teve como objetivo valorizar as culturas originárias e promover o desenvolvimento integral das crianças, focando nos direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
(Cedida/PMA).
A iniciativa foi construída coletivamente pelos professores da unidade escolar com base no Currículo Paulista e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, priorizando o brincar, a escuta ativa e o protagonismo infantil.
Segundo o poder público de Adamantina, a ação se destacou por promover o respeito à diversidade cultural, a valorização dos povos originários e o fortalecimento da identidade das crianças por meio do diálogo com diferentes saberes.
(Cedida/PMA).
Ao acompanhar o desenvolvimento do projeto na escola, a assessora técnica pedagógica da rede municipal de ensino, Ana Paula Tarifa, incentivou os educadores a organizarem a proposta por escrito e a inscrevê-la no edital como relato de Experiência. “Parabenizo com muita alegria todos os professores envolvidos e a gestora da EMEI Domingos Latine. Foi uma grande satisfação acompanhar de perto a construção do projeto e agora ver esse trabalho ser reconhecido nacionalmente como inspirador para tantas outras escolas do país. É uma conquista de toda a rede municipal de ensino de Adamantina”, destacou.
Segundo a Prefeitura de Adamantina, o edital recebeu 893 inscrições de todo território nacional e a divulgação do resultado final ocorreu em 28 de julho, por meio dos canais oficiais do Ministério da Educação.