Cursos de história, pedagogia e publicidade da FAI visitam instituições culturais em SP
Roteiro pela capital paulista, com estudantes, ocorreu na última semana de abril.

Na penúltima semana de abril, alunos dos cursos de história, pedagogia e publicidade do Centro Universitário de Adamantina (FAI) visitaram instituições culturais em São Paulo. Entre os destinos, os estudantes de história e pedagogia estiveram no Memorial da Resistência, Pinacoteca e Museu de Arte de São Paulo (MAS). Os estudantes de publicidade também visitaram o MASP e ainda o Museu do Futebol e o Espaço Cultural Fiesp/Ciesp.
De acordo com a FAI, a viagem dos estudantes de história e pedagogia ocorreu entre os dias 25 e 27 de abril. Participaram estudantes dos 1°, 3°, 5° e 7° termos do curso de pedagogia e 3° e 5° termos de história, visitaram o Memorial da Resistência, Pinacoteca e Museu de Arte de São Paulo (MAS).
O grupo foi acompanhado pela coordenadora dos cursos, Prof.ª Dra. Alessandra Santos. “A visita à Pinacoteca permitiu a compreensão da importância da língua portuguesa, sua evolução suas características e mecanismos no Museu da Língua Portuguesa e ainda, uma compreensão da importância da sensibilidade e estética nos processos educacionais ao visitar o prédio antigo e novo do MASP”, destacou.
Cursos de pedagogia e história em SP (Acervo Pessoal).
Cursos de pedagogia e história em SP (Acervo Pessoal).
Para a docente, as visitas técnicas favorecem a ampliação da percepção dos estudantes em diferentes aspectos do conhecimento, desde sua produção à sua divulgação. “Nesta visita, percebeu-se também a importância das vivências diversificadas especialmente as ligadas ao contato com museus por despertaram a consciência histórica, artística e ainda, desenvolverem o senso de coletividade e da valorização dos valores éticos e morais dos estudantes. Acredito que cada experiência vivenciada nesta viagem pode favorecer o crescimento intelecto-cultural dos estudantes dos cursos de história e pedagogia”, avalia.
Cursos de pedagogia e história em SP (Acervo Pessoal).
A coordenadora ressalta que desta maneira a FAI reafirma seu compromisso em promover um ensino de qualidade, “facultando experiências tão importantes quanto as visitas técnicas aos estudantes, organizadas com tanto carinho pela equipe de diversos setores, em parceria com a coordenação pedagógica destes cursos”.
Contato com cultura e arte inspira criatividade de futuros publicitários da FAI
Já os estudantes de publicidade e propaganda da FAI, conforme a instituição, fizeram a viagem no dia 25 de abril. A visita cultural levou os estudantes ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, ao Espaço Cultural Fiesp/Ciesp e ao MASP, que neste ano inaugurou um novo espaço, inspirado em grandes museus de Nova York.
De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, a atividade reforçou a importância do contato direto com diferentes expressões artísticas e culturais para a formação do olhar criativo, sensível e estratégico, características essenciais para o publicitário contemporâneo.
Curso de publicidade e propaganda em SP (Acervo Pessoal).
Integrando conteúdos de disciplinas como estética e cultura de massa, teoria da comunicação, fotografia e antropologia, a experiência proporcionou aos alunos novas referências visuais, narrativas e simbólicas que enriquecem a construção de repertórios para a criação publicitária.
A programação foi reconhecida como positiva pelos estudantes. “A viagem cultural ajuda a reforçar os conteúdos históricos, sociais e artísticos trabalhados em sala de aula, de uma maneira mais dinâmica e prática, tornando o conhecimento mais fácil de ser absorvido. Além disso, proporciona a experiência de vivenciar diferentes práticas e culturas, línguas distintas, variados estilos de arte e diversas formas de experimentar a arte — e como ela estimula o nosso pensamento crítico”, disse Maria Clara da Silva Frederico, caloura do curso.
MASP (Acervo Pessoal).
Também aluna do curso, Luana Mantovani ressaltou que a atividade foi uma experiência “enriquecedora”, que ampliou a visão sobre arte, história e cultura, pilares essenciais para a criatividade na publicidade. “Observar de perto as obras inspira o pensamento além do óbvio e valoriza a narrativa visual. Essa vivência fortalece nosso repertório cultural, fundamental para criar campanhas mais autênticas e impactantes”, afirma.
A coordenadora Ieda Borges ressalta que essas atividades são fundamentais para estimular a criatividade dos futuros profissionais: “O contato com a cultura e a arte desperta novas formas de olhar e interpretar o mundo. Ao vivenciar essas experiências, os alunos ampliam seu repertório criativo, fundamental para quem deseja construir narrativas publicitárias relevantes e inovadoras. Iniciar o ano letivo com essa imersão cultural reforça nosso compromisso com a formação integral do publicitário, conectando teoria, prática e vivência sensível”.
Conforme a coordenadora, a visita cultural reafirma a missão da FAI de proporcionar uma formação acadêmica que vai além da sala de aula, preparando os estudantes para os desafios do mercado de comunicação com criatividade, criticidade e profunda conexão com a diversidade cultural.