Congressos Científicos da FAI são marcados por tecnologia e inovação nas apresentações
Com totens digitais e salas silenciosas para apresentações, evento cumpre expectativas.
O Centro Universitário de Adamantina (FAI) deu início, nesta segunda-feira (20), a mais uma edição de seus tradicionais Congressos Científicos. Com o tema “Inteligência Humana e Transformações na Atualidade”, o primeiro dos três dias de evento foi um sucesso, transcorrendo conforme o planejado e com grande adesão de participantes.
Equipe organizadora dos Congressos (Juliane Derroide/FAI).
Congressos científicos da FAI (Juliane Derroide/FAI).
Totens digitais de apresentação (Juliane Derroide/FAI).
O evento, que segue até esta quarta-feira (22), é gratuito e tem visitação aberta a toda comunidade interessada em prestigiar os trabalhos.
A programação unifica três congressos simultâneos: o XIX Congresso de Iniciação Científica (CIC), o XV Congresso de Pesquisa Científica (CPC) e o XVIII Congresso de Iniciação Científica Júnior (CIC Jr.).
Apresentação nas salas silenciosas (Siga Mais).
Apresentação nas salas silenciosas (Siga Mais).
Totens digitais de apresentação (Juliane Derroide/FAI).
Um dos principais destaques desta edição, e que marcou o primeiro dia, é o investimento em tecnologia para a experiência dos participantes. Assim como no ano anterior, foram implementados totens digitais para a apresentação de trabalhos no formato pôster e salas silenciosas para as apresentações orais. O formato proporciona um ambiente de maior concentração e qualidade acústica para os apresentadores e avaliadores, otimizando a troca de conhecimento.
Congresso de Iniciação Científica Jr (Siga Mais).
Congresso de Iniciação Científica Jr (Siga Mais).
Congresso de Iniciação Científica Jr (Siga Mais).
A iniciativa é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). A Profa. Dra. Márcia Zilioli Bellini, pró-reitora da área, ressalta que as inovações estão alinhadas ao objetivo do evento: “Já temos os congressos científicos há 18 anos. E de uns tempos para cá, eles passaram a ser muito tecnológicos. Os totens com os pôsteres eletrônicos e as apresentações orais acontecendo nas salas silenciosas, por exemplo, são ideias que tivemos tempos atrás e que conseguimos transformar em realidade. Agradeço a todos que tornaram possível o nosso grande evento”, comenta.
O sucesso operacional do primeiro dia foi resultado de um esforço coletivo. Guilherme Batista do Nascimento, Coordenador de Comunicação Científica da FAI, elogiou o engajamento da comunidade acadêmica e a recepção do público. "Tivemos um público bom, de apresentadores e também de alunos que vieram prestigiar os demais trabalhos", afirma. "E quero dar destaque para toda a equipe da FAI, de todos os setores: limpeza, manutenção, comunicação, professores, avaliadores. Todos se dispuseram, neste primeiro dia, a resolver qualquer intercorrência, buscando formas de orientar as pessoas e de fazer tudo funcionar da melhor forma possível”.