Ensino

Licitação define nova construtora para continuar obras paradas no campus 2

Obras iniciadas em janeiro do ano passado foram paralisadas 5 meses depois.

Por: Da Redação atualizado: 4 de abril de 2019 | 09h28
Obras do Bloco V, que vai abrigar a estrutura do curso de medicina, serã0 retomadas após licitação que definiu nova empresa para sua execução e conclusão (Arquivo/Siga Mais). Obras do Bloco V, que vai abrigar a estrutura do curso de medicina, serã0 retomadas após licitação que definiu nova empresa para sua execução e conclusão (Arquivo/Siga Mais).

Foi definida a nova empresa que irá dar continuidade às obras de construção do Bloco V, no campus 2 do Centro Universitário de Adamantina (UnIFAI). Segundo publicação oficial da UnIFAI na edição desta quarta-feira (3) do jornal Diário do Oeste, a Concorrência Pública Nº 01/2019 teve como vencedora a empresa Alpha Vitória Ltda – EPP, de Fernandópolis.

A nova licitação aberta pela UniFAI previa a execução da obra ao valor de $ 7.628.639,11, com recursos da própria autarquia. 

As obras de construção do Bloco V – que vai concentrar a estrutura do curso de medicina da UniFAI e laboratórios que também serão usados por outros cursos na área de saúde – foram iniciadas em 12 de janeiro do ano passado pela empresa Mundial Engenharia Santa Fé Ltda – EPP, de Santa Fé do Sul, e interrompidas cinco meses depois, em 15 de junho. (Continua após a publicidade)

As obras foram paralisadas após serem identificadas falhas no projeto, reconhecidas pela autarquia (reveja), que acabou por rescindir o contrato com a empresa em razão da impossibilidade de conceder aditivos, que ultrapassariam 25% do valor do contrato. Esse limite é definido pela Lei de Licitações.

O caminho foi a rescisão, depois um levantamento detalhado de toda a obra para identificar seu estágio, apurar equiparidade entre os cronogramas físico e financeiro, bem como fazer os ajustes complementares ao projeto, que permitiram a elaboração do novo edital e a abertura da nova concorrência pública, o que se deu em janeiro deste ano.

Todos esses trâmites foram submetidos ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A Câmara Municipal de Adamantina também fez diversas solicitações de informações sobre o mesmo tema.

Publicidade

Cóz Jeans