Ensino

Cursos de direito e história da UniFAI recebem 4 estrelas em guia do Estadão e Quero Educação

Nota máxima é 5 estrelas: direito e história da UniFAI receberam 4 estrelas e ganham destaque.

Por: Da Redação atualizado: 13:21
(Reprodução). (Reprodução).

Os cursos de direito e história (licenciatura) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) receberam 4 estrelas pelo Guia da Faculdade, produzido pelo Estadão em parceria com a Quero Educação, que analisa a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. A pontuação máxima do ranking é 5 estrelas, o que coloca os dois cursos da instituição adamantinense em destaque.

Entre os cursos de direito avaliados pelo Estadão e Quero Educação, o curso da UniFAI está entre os 30 cursos 4 estrelas do Estado de São Paulo, distribuídos em 17 cidades (saiba mais sobre o curso de direito da UniFAI). Em relação ao curso de história, essa classificação foi atribuída a apenas 13 cursos em sete cidades paulistas (saiba mais sobre o curso de história da UniFAI).

Outros cursos

Além dos dois destaques, com 4 estrelas para direito e história, outros 16 cursos da UniFAI receberam 3 estrelas, na avaliação do Estadão e Quero Educação: administração, agronomia, ciência da computação, ciências biológicas, ciências econômicas, educação física, enfermagem, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, matemática, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia e publicidade e propaganda.

Ainda de acordo com o Guia, outros cinco cursos avaliados não foram estrelados: design, engenharia de alimentos, engenharia ambiental e sanitária, medicina e medicina veterinária. E outros cinco cursos não foram avaliados: agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, biomedicina, ciências contábeis e estética e cosmética.

Fatec

Além da UniFAI, o curso de gestão comercial da Fatec de Adamantina também é listado no Guia da Faculdade. O curso aparece como não avaliado. (Continua após a publicidade...)

Como é feita a avaliação dos cursos

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Segundo informa o site do Guia, todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade

Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. Depois disso o coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Para cada uma dessas três áreas, em cada curso, são atribuídas notas (de 1 a 5).

Pela metodologia da avaliação, a maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes.

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

• entre 5 e 4,50 – 5 estrelas

• menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas

• menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas

• menor que 2,50 – não estrelado

Parceria Estadão / Quero Educação

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

No projeto do Guia, coube à equipe da Quero Educação a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.

Acesse aqui e consulte o ranking dos cursos.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais