Transformador explode em poste e lança chamas sobre carro na garagem de residência em Adamantina
Transformador de distribuição explodiu e óleo que compõe estrutura foi lançado, em chamas.
Um transformador de distribuição instalado em um poste explodiu na noite desta segunda-feira (16), em Adamantina, causando danos em um automóvel estacionado na garagem de uma residência e atingindo também estruturas e objetos do imóvel. O poste está localizado em frente à casa, na Vila Jurema, região próxima à escola Durvalino Grion.
Transformador foi substituído (Imagem: Siga Mais).
A explosão provocou o lançamento de óleo isolante em chamas, que atingiu diretamente o veículo e o piso da garagem, assustando os moradores e gerando momentos de pânico. A moradora pediu socorro a vizinhos, que se mobilizaram rapidamente para prestar ajuda, inclusive no combate inicial ao incêndio, até a chegada das equipes de atendimento.
Além do impacto diretamente ao imóvel afetado, a área atendida pelo transformador ficou sem energia elétrica até a reposição do equipamento, concluída no final da madrugada desta terça-feira (17) por equipes de plantão da concessionária Energisa.
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
O equipamento que explodiu é responsável por reduzir a tensão da rede elétrica para níveis compatíveis com o uso em residências e estabelecimentos comerciais. O transformador possui, entre seus componentes, um reservatório com óleo isolante, utilizado para resfriamento e isolamento elétrico. Por circunstâncias ainda a serem apuradas, houve a explosão e o lançamento do líquido em combustão.
O automóvel teve danos parciais, concentrados principalmente na parte traseira, atingida pelo líquido em chamas. O material em combustão também atingiu o calçamento da casa. As chamas provocaram intensa fumaça, que deixou marcas nas paredes, na cobertura e em elementos estruturais de madeira da garagem, como vigas e forro.
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
(Imagem: Siga Mais).
A fumaça entrou na residência pelas janelas abertas, atingindo a cozinha e deixando resíduos nas paredes internas. Também foram identificados danos nas paredes externas, no portão e em diversos objetos expostos ao calor. Peças plásticas derreteram, como a proteção do motor do portão, o interfone do portão social e o prato de um vaso de planta.
Além das equipes da Energisa, a ocorrência mobilizou a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e peritos da Polícia Científica de Adamantina. Os laudos técnicos irão subsidiar a apuração do caso e eventuais responsabilidades. Os moradores deverão buscar junto à concessionária a reparação pelos prejuízos registrados.
O que diz a Energisa
Sobre o caso, a reportagem fez contato nesta terça-feira com a Energisa. Em nota ao Siga Mais, a empresa informou que foi acionada na noite desta segunda-feira para atender à ocorrência. A falta de energia afetou 57 clientes do bairro. “No local os profissionais constataram dano a um equipamento da rede que foi devidamente substituído, sendo a energia restabelecida ao longo da madrugada para os clientes afetados”, disse a empresa.
A concessionária informou já ter iniciado tratativas os moradores da residência afetada pelas chamas. “A Energisa também iniciou o contato com o cliente para avaliar os eventuais danos da ocorrência”, completa a nota.
(Imagem: Cedida).
(Imagem: Cedida).
(Imagem: Cedida).