Cidades

Tempo muda e traz rajadas de vento em Adamantina; árvores caíram em diferentes pontos da cidade

Em Adamantina queda de árvores atingiram o sistema elétrico e um automóvel.

Por: Da Redação atualizado: 15 de setembro de 2023 | 12h58
Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes). Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes).

A mudança de tempo no final da tarde desta quarta-feira (13), pouco depois das 17h, trouxe rajadas de vento em Adamantina. A chuva também atingiu a cidade, dm diferentes intensidades. Na estação meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) instalada na Apta Regional de Adamantina, na Estrada 14, registrou 12,7 mm na leitura automática às 18h de hoje.

Em Adamantina o SIGA MAIS apurou quedas de árvores em diferentes pontos da cidade. Um dos casos foi na Alameda Armando Salles de Oliveira, proximidades da esquina com a Rua General Isidoro, onde um árvore caiu e atingiu um automóvel que estava estacionado na via, causando danos parciais no veículo.

Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes).Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes).Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes).Árvore atingiu carro na Alameda Armando Salles de Oliveira (Cedida/Gustavo Gomes).

Na Alameda Jarbas Bento da Silva, esquina com a rua Mário Olivero, uma árvore localizada na Escola Estadual Helen Keller caiu e atingiu a rede de energia elétrica na via pública. A árvore ficou caída, presa aos fios. Também houve ruptura de parte da fiação, que ficou no chão.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Funcionários da Escola se mobilizaram para evitar a aproximação de pessoas. Eles orientavam pedestres e motoristas e colocaram cones no local. Depois esse trabalho foi assumido pela Polícia Militar. As equipes da concessionária Energisa Sul-Sudeste foram acionadas para os reparos. O trânsito no local ficou interrompido para a remoção da árvore e a execução dos trabalhos pelas equipes de manutenção.

Queda de árvore na esquina da Escola Helen Keller (Siga Mais).Queda de árvore na esquina da Escola Helen Keller (Siga Mais).

Sem energia elétrica a Escola Helen Keller suspendeu as aulas na noite desta quarta-feira, como informou no local o diretor escolar Paulo Araújo, em declaração ao SIGA MAIS. Um vídeo publicado nos canais de redes sociais do portal de notícia alertou sobre a suspensão das aulas. Moradores no entorno também ficaram sem luz.

Em uma outra ocorrência houve uma queda de árvore na via pública, na Avenida Rio Branco, proximidades da Escola Estadual Durvalino Grion. O trânsito não foi interrompido.

Queda de árvore na Avenida Rio Branco (Cedida).

Mais de 60 mil clientes da concessionária de energia atingidos na região

Em nota à imprensa no começo da noite a Energisa Sul-Sudeste informou que os ventos fortes desta quarta-feira provocaram danos ao sistema elétrico nas cidades de Presidente Prudente, Pracinha, Piquerobi, Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Adamantina e Iepê.  

Com a força dos ventos, galhos, árvores, telhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica. “Neste momento – informou a concessionária às 18h08 – obedecendo a todos os protocolos técnicos e de segurança, as equipes estão nas ruas e contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil na desobstrução de acessos e retirada de árvores que atingiram a rede, o que tem viabilizado o restabelecimento gradativo para parte dos clientes”, diz a nota.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Pelos sistemas meteorológicos e informações a campo a concessionária estava monitorando a chegada do temporal e manteve prontidão. “Em estado de alerta, a concessionária acompanhava a proximidade do temporal e acionou o seu plano de contingência, reforçando a quantidade de equipes de campo, operadores e atendentes de prontidão. No momento do vendaval, cerca de 60 mil clientes tiveram a energia interrompida em diferentes pontos dessas cidades. Os trabalhos da distribuidora seguem de forma intensa e ininterrupta, a fim de normalizar o fornecimento da energia na região o mais rápido possível”, continua a nota.

De acordo com a Energisa, a orientação para comunidade é que, para garantir a segurança de todos, caso encontro cabos partidos nas ruas ou calçadas, não se aproxime. Entre em contato pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa) www.gisa.energisa.com.br; e Call Center – 0800 70 10 326.

Publicidade

Cóz Jeans
Prefeitura de Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone