Sob chuva, corpo do ex-prefeito José Laércio Rossi é sepultado em Adamantina
Corpo do ex-prefeito foi sepultado por volta de 11h no Cemitério da Saudade em Adamantina.
Sob chuva e com a presença de familiares e amigos, foi sepultado por volta das 11h desta segunda-feira (13) o corpo do ex-prefeito de Adamantina, José Laércio Rossi, aos 73 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Saudade. O velório teve início na tarde de domingo (12). O ex-prefeito morreu após agravamento de seu estado de saúde. Ele estava internado na UTI da Santa Casa de Adamantina.
Durante as despedidas, uma bandeira de Adamantina foi colocada sobre o caixão, em sinal de reconhecimento e homenagem pelos serviços prestados ao município.
Laércio era casado com Ana Romariz Rossi. São filhos do casal o advogado Daniel Romariz Rossi e o médico Mateus Romariz Rossi.
Ex-prefeito morreu aos 73 anos (Redes Sociais).
Fora da vida política foi professor e comerciante. Na eleição municipal ano passado, mesmo sem ser candidato, seu nome aparecia em pesquisas espontâneas de intenções de voto, o que evidenciava seu capital político na cidade.
Prefeitura decreta luto oficial de três dias
Por meio do Decreto nº 7.174, de 12 de outubro de 2025, a Prefeitura de Adamantina decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-prefeito e ex-vereador José Laércio Rossi.
No texto, o prefeito José Carlos Martins Tiveron destacou os relevantes serviços prestados por Rossi à comunidade e sua destacada atuação na vida pública, “pautada pelo compromisso com o desenvolvimento do Município e pelo respeito ao interesse coletivo”.
José Laércio Rossi exerceu os cargos de prefeito de Adamantina em dois mandatos consecutivos — de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004 —, além de ter sido vereador nas 10ª (1989–1992) e 11ª (1993–1996) legislaturas.
Durante o período de luto, as repartições públicas municipais devem manter a bandeira do município hasteada a meio-mastro.
Primeiro prefeito reeleito da história de Adamantina.
A reeleição para cargos do Executivo — presidente da República, governadores e prefeitos — passou a ser permitida no Brasil a partir de 4 de junho de 1997, com a Emenda Constitucional nº 16. Com isso, Laércio Rossi foi estreante em disputar reeleição na política adamantinense e tornou-se o primeiro prefeito reeleito da história do município.