Negócios: palestra em Adamantina debate futuro do varejo com foco na inteligência artificial
Evento marcou o lançamento de nova etapa do programa Loja do Futuro em Adamantina.

Na noite da última quarta-feira, 30 de julho, o Anfiteatro Fernando Paloni, em Adamantina, foi palco da palestra “O Futuro do Varejo — Como a inteligência artificial pode acelerar suas vendas”. O evento gratuito marcou o início de uma nova etapa do Programa Loja do Futuro no município, promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a FecomercioSP e o Sincomercio Nova Alta Paulista, com apoio da Prefeitura de Adamantina, Sesc, Senac, Fatec e Associação Comercial e Empresarial (ACE).
A atividade reuniu empresários, comerciantes e profissionais do setor para discutir as novas tendências do varejo, especialmente o uso de tecnologias emergentes como a inteligência artificial (IA), que vêm transformando profundamente a forma como os negócios são geridos e as vendas são realizadas (assista conteúdo especial).
Evandro Di Todaro Jr. expôs sobre ferrramentas e aplicações de inteligência artificial (Siga Mais).
A palestra foi conduzida por Evandro Di Todaro Júnior, mestre em engenharia de materiais pela USP, professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente consultor de Qualidade no Sebrae-SP.
Em sua fala, ele abordou como a inteligência artificial pode ser aliada dos pequenos e médios empresários na busca por competitividade e eficiência. “Uma coisa que eu gosto sempre de falar é que as pessoas têm medo da inteligência artificial porque acham que é uma ferramenta que vai substituir o ser humano. Isso não é uma verdade. Ela nasceu justamente para fazer com que o nosso tempo seja mais útil, mais aproveitado, para que o empresário possa se dedicar à geração de valor que é o contato com os nossos clientes, ou seja, aquilo que agrega valor para o nosso negócio”, destacou Evandro.
Encontro marcou lançamento do programa Loja do Futuro (Siga Mais).
Segundo ele, a IA não apenas automatiza tarefas repetitivas, como também permite conhecer melhor o cliente e aprimorar processos internos. “Quem quiser realmente alavancar o seu varejo, tenha em mente que a inteligência artificial vem pra te ajudar, ajudar o seu colaborador. A gente sempre fala que as ferramentas estão disponíveis. É você, empreendedor, que vai decidir se vai usá-las ou não”, afirmou o palestrante.
Durante o encontro, os participantes também conheceram a trilha completa do Programa Loja do Futuro, que tem como proposta modernizar as lojas, melhorar a gestão dos negócios e facilitar o acesso a tecnologias que promovam a inovação. Inspirado nas tendências das feiras internacionais NRF, em Nova York, e Euroshop, em Düsseldorf (Alemanha), o programa foca na integração entre canais físicos e digitais, promovendo maior eficiência e competitividade no varejo.
O gerente regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, explicou que o programa está estruturado em quatro eixos principais: gestão, inovação, acesso a novos mercados e digitalização. “Tudo isso para melhorar a competitividade dos pequenos negócios, principalmente no varejo. A participação do Sebrae nesse programa é capacitando, levando conhecimento ao empresário das novas tecnologias, dos novos modelos de gestão e, como também hoje mais do que nunca, falar da digitalização. Teríamos que falar da inteligência artificial e as opções que o Sebrae e a Fecomercio têm em relação a isso, melhorando assim a possibilidade do comerciante vender mais e ter melhor rentabilidade”, destacou Cavalcante.
José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SO em Presidente Prudente (Siga Mais).
Para ele, o cenário do varejo está cada vez mais competitivo e exige que o empreendedor ofereça ao cliente mais do que produtos: “Você proporciona para o seu cliente experiência ou conveniência. Para isso, você precisa de tecnologia, de processos digitalizados, de se adaptar rapidamente ao mercado, para que seja mais competitivo e prospere”.
O presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei da Silva, também enalteceu a importância do evento para o comércio regional e o empenho dos sindicatos locais em trazer o programa para a região.
Presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei (Siga Mais).
Sérgio destaca que o “Loja do Futuro” já teve edições anteriores realizadas com sucesso em Adamantina (relembre), Dracena e Junqueirópolis. “Mesmo aqueles que participaram o ano passado estão participando agora este ano porque é uma palestra diferente, que vai dar um novo foco. O objetivo é ajudar os empresários, esses pequenos, médios e grandes empresários, que acreditam na inovação como poder de crescimento. A gente percebe, aqui no nosso comércio, os nossos empresários já muito antenados”, afirmou Sérgio.
Representando o poder público, o secretário municipal de Desenvolvimento de Adamantina, Carlos Barbosa, destacou que o momento é oportuno para impulsionar o uso da tecnologia no comércio local. “Esse momento é um momento precioso para a nossa gestão, que vem vivenciando a tecnologia e é justamente isso que a Adamantina precisa. Ela precisa trazer a tecnologia para que todo o comércio, todo o varejo entenda essa importância”, afirmou o secretário.
A nova etapa do Programa Loja do Futuro em Adamantina reforça o compromisso das entidades parceiras em preparar os empreendedores para os desafios de um mercado em constante transformação, onde a inovação e a adaptação às novas tecnologias são fundamentais para o sucesso.