Cidades

Grupo de Capoeira Estrela da Barra comemora o Mês Nacional da Consciência Negra neste sábado

Batizado de capoeira, neste sábado, marca o Mês Nacional da Consciência Negra em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 23 de novembro de 2019 | 11h16
Grupo de Capoeira Estrela da Barra, trabalhando pela capoeira em Adamantina e região (Imagens: Acervo Pessoal). Grupo de Capoeira Estrela da Barra, trabalhando pela capoeira em Adamantina e região (Imagens: Acervo Pessoal).

Neste sábado (23), a partir das 16h15, no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Adamantina, o Grupo de Capoeira Estrela da Barra estará comemorando com um concorrido batizado (troca de cordões dos alunos) o Mês da Consciência Negra.

No evento, aberto para a comunidade adamantinense, deverão estar presentes vários grupos de capoeira de outras regiões do estado, o que reforça a união entre os adeptos dessa cultura e reafirma que ela nasceu mesmo como forma de resistência à exclusão social, ao preconceito e ao racismo.

A iniciativa destaca e reafirma o trabalho que o Grupo Estrela da Barra tem feito na periferia da cidade, sobretudo nos bairros Jardim Adamantina, Jardim Bela Vista, Jardim Brasil e Jardim Paulista. Pois, além dos fundamentos físicos dessa cultura, Mestra Sara e professora Suelen ensinam aos seus alunos o verdadeiro significado da palavra cidadania. Autoestima, respeito, dignidade e disciplina fazem parte da metodologia aplicada por elas nas aulas de capoeira.

Com isso, o trabalho da dupla está sendo amplamente reconhecido na região, principalmente pelos resultados positivos alcançados na singela parte relacionada às crianças especiais praticantes de capoeira.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Por conta desse reconhecimento, neste ano os integrantes do Grupo Estrela da Barra participaram de vários eventos representando Adamantina.

Atividades realizadas de março novembro: 9 de março - vivência de capoeira e capoterapia em Presidente Prudente; 5 de junho - vivência e batizado em Bauru; 14 de julho - aulão na inauguração da pista de skate do Jardim Primavera; 3 de agosto - campeonato de capoeira em Bastos (2° e 3° lugares na categoria infantil); 18 de agosto - batizado de capoeira em Presidente Prudente (Mestre Zumbi); 24 de agosto – batizado de capoeira em Presidente Prudente (Grupo Aroeira/Mestre Jack); 29 de agosto – apresentação na UniFai para delegações estrangeiras participantes do Projeto Euroclima); 7 de setembro – participação do desfile cívico em Adamantina; 22 de setembro – mostra cultural em Adamantina; 29 de setembro – batizado em Adamantina; 12 de outubro – campeonato em Caiuá (1° lugar com crianças especiais, e 2° e 3° lugares no infantil feminino); 13 de setembro – curso de capoeira benguela e contemporânea em Bataguassu/MS; 19 de outubro – abertura das festividades do aniversário de Flórida Paulista; 21 de outubro – campeonato em Pracinha (3° lugar infantil feminino e 3° e 4° lugares infantil masculino); 9 de novembro – batizado em Pirapozinho; e 16 de novembro – batizado e campeonato em Presidente Prudente (3° lugares no feminino e masculino adulto).

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra reafirma o convite para o evento a ser realizado no sábado, agradece o apoio recebido da Prefeitura de Adamantina e, mais uma vez, lembra que a capoeira é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone