Cidades

Finados: o primeiro sepultamento ocorrido em Adamantina

Primeiro corpo sepultado no local é de um óbito ocorrido em 21 de outubro de 1949.

Por: João Carlos Rodrigues | IBGE atualizado: 3 de novembro de 2019 | 11h11
Túmulo número 1, o primeiro na história no Cemitério da Saudade, de Adamantina (Imagens: Cedidas/João Carlos Rodrigues). Túmulo número 1, o primeiro na história no Cemitério da Saudade, de Adamantina (Imagens: Cedidas/João Carlos Rodrigues).

Adamantina, antes de se emancipar, tinha que realizar todos os sepultamentos  no município de Lucélia.

Quando Adamantina passou a município, o prefeito recém-eleito iria construir o cemitério. Porém o cidadão Antônio Belloti veio a falecer. Dizem que o falecido comentava em vida que não desejava ser enterrado em Lucélia e sim em Adamantina. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy

Publicidade

Haddad
Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança

No dia 21 de outubro de 1949 ocorreu o falecimento de  Antônio Belloti, e respeitando o seu desejo, demarcaram o local do cemitério municipal (local atual), e improvisaram uma sepultura, arrancando alguns pés de café que ainda existiam no entorno da cova. Assim este sepultamento  recebeu o número 1, se tornando o primeiro do município.

Jazigo da família Belloti, local do primeiro sepultamento em Adamantina, onde estão os restos mortais de Antônio Belloti, primeiro a ser sepultado no Cemitério da Saudade (Imagem: Cedidas/João Carlos Rodrigues).

Antonio Belloti, nascido em 2 de agosto de 1906, está sepultado com sua esposa, Antonia Mellis Belloti – nascida em 12 de junho de 1910 e falecida em 24 de setembro de 1981 –, juntamente com outros familiares.

Publicidade

Dra Maria Gabriela Tiveron
Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais