Cidades

Finados: o primeiro sepultamento ocorrido em Adamantina

Primeiro corpo sepultado no local é de um óbito ocorrido em 21 de outubro de 1949.

Por: João Carlos Rodrigues | IBGE atualizado: 3 de novembro de 2019 | 11h11
Túmulo número 1, o primeiro na história no Cemitério da Saudade, de Adamantina (Imagens: Cedidas/João Carlos Rodrigues). Túmulo número 1, o primeiro na história no Cemitério da Saudade, de Adamantina (Imagens: Cedidas/João Carlos Rodrigues).

Adamantina, antes de se emancipar, tinha que realizar todos os sepultamentos  no município de Lucélia.

Quando Adamantina passou a município, o prefeito recém-eleito iria construir o cemitério. Porém o cidadão Antônio Belloti veio a falecer. Dizem que o falecido comentava em vida que não desejava ser enterrado em Lucélia e sim em Adamantina. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

No dia 21 de outubro de 1949 ocorreu o falecimento de  Antônio Belloti, e respeitando o seu desejo, demarcaram o local do cemitério municipal (local atual), e improvisaram uma sepultura, arrancando alguns pés de café que ainda existiam no entorno da cova. Assim este sepultamento  recebeu o número 1, se tornando o primeiro do município.

Jazigo da família Belloti, local do primeiro sepultamento em Adamantina, onde estão os restos mortais de Antônio Belloti, primeiro a ser sepultado no Cemitério da Saudade (Imagem: Cedidas/João Carlos Rodrigues).

Antonio Belloti, nascido em 2 de agosto de 1906, está sepultado com sua esposa, Antonia Mellis Belloti – nascida em 12 de junho de 1910 e falecida em 24 de setembro de 1981 –, juntamente com outros familiares.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais