Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar em Tupã dia 24 de maio
Exibição aérea está prevista para 15h30 no Aeroporto Estadual de Tupã.

A Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Tupã dia 24 de maio (sábado). A data está no site oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação está prevista para 15h30, no Aeroporto Estadual de Tupã, e deve atrair público de toda a região. No começo de abril Marília recebeu a programação.
Neste mês de maio a Esquadrilha da Fumaça completa 73 anos. O esquadrão nasceu em 1952, a partir da iniciativa de jovens instrutores da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que realizavam acrobacias aéreas para estimular a confiança dos cadetes na pilotagem militar. Utilizando inicialmente aeronaves T-6, o grupo evoluiu de manobras simples para apresentações mais complexas, conquistando a admiração do público. Em 1953, a tradicional fumaça foi incorporada às apresentações, marcando o batismo popular da equipe.
Com o aumento da popularidade, a Esquadrilha passou a representar oficialmente a Força Aérea Brasileira (FAB) em 1963. Após breves interrupções e mudanças de aeronaves — como o uso dos jatos Super Fouga Magister e posteriormente o retorno ao T-6 —, a equipe foi reativada em 1980 na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), consolidando-se como o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) em 1982.
Em 1983, a Esquadrilha adotou o avião EMB-312 Tucano, que permaneceu em operação até 2013, quando foi substituído pelo moderno A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer. Com novo visual destacando as cores da Bandeira Nacional, o grupo reafirmou seu compromisso com a inovação tecnológica e a promoção do sentimento patriótico.
Após a implementação dos novos aviões, a Esquadrilha da Fumaça retomou suas demonstrações em 2015, reforçando sua ligação histórica com a formação dos Cadetes. Com mais de 4.000 apresentações no Brasil e no exterior, o EDA se consolidou como uma importante ferramenta de comunicação social da FAB e símbolo de excelência da aviação brasileira.