Cidades

Criança tem o pescoço atingido por linha cortante de pipa, enquanto andava de bicicleta em Tupã

Corte atingiu músculos e vasos importantes do pescoço da criança, que se recupera dos ferimentos.

Por: Da Redação | Com informações de Dernival Mânfio atualizado: 8 de outubro de 2025 | 08h24
Corte atingiu o pescoco do menino (Reproducao/Dernival Manfio). Corte atingiu o pescoco do menino (Reproducao/Dernival Manfio).

Um grave acidente envolvendo uma linha de pipa com cortante — conhecida como linha chilena — deixou um menino ferido no final da tarde deste sábado (4), em Tupã. A vítima, uma criança, teve o pescoço atingido enquanto andava de bicicleta em uma rua da cidade.

De acordo com familiares – publicou o radialista e jornalista Dernival Mânfio –, o acidente ocorreu por volta das 17h30. “Meu sobrinho estava de bicicleta quando a linha do pipa cortou o pescoço dele. Com a graça de Deus, uma pessoa que passava de carro viu o que aconteceu e socorreu ele imediatamente, levando direto para a Santa Casa”, relatou a tia da criança.

O menino foi encaminhado com urgência ao centro cirúrgico da Santa Casa de Tupã, onde passou por uma cirurgia de emergência. Segundo informações médicas, o corte atingiu músculos e vasos importantes do pescoço, exigindo anestesia geral e intubação. “Ele perdeu bastante sangue, mas não precisou de transfusão. Agora está sendo monitorado pelos médicos, ainda sem conseguir se alimentar, porque o ferimento é profundo e comprometeu vários tecidos”, explicou a familiar.

A família informou ainda que, após o procedimento, o garoto apresentou episódios de vômito, o que tem deixado todos apreensivos quanto à recuperação.

A tia aproveitou para fazer um apelo por mais fiscalização sobre a venda e o uso de linhas cortantes. “Se houvesse uma fiscalização maior nos pontos de venda, muitas situações como essa poderiam ser evitadas. O Dia das Crianças está chegando, e os pais precisam ter consciência do perigo que um simples brinquedo pode causar. Poderia ter sido uma tragédia”, lamentou.

A linha cortante pode ser fabricada inclusive artesanalmente com vidro moído e cola, substância passada na linha da pipa para facilitar o corte de linhas de pipas de adversários. No entanto, ela apresenta alto risco de ferimentos e mesmo de morte, principalmente motociclistas e ciclistas.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Floricultura Flor de Lotus

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Unimed Adamantina
Rede Sete Supermercado

Desde 2019 SP tem lei que proíbe cerol

Desde 2019 São Paulo tem lei que proíbe o uso e comercialização de cerol no estado. A Lei 17.201/2019 proíbe o cerol e outros materiais cortantes que possam ser aplicados nas linhas. A proibição abrange o uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura, também conhecida como linha chilena.

Caso a lei seja descumprida, a pessoa que usar o cerol pode ter que pagar multa de quase R$ 2 mil. No caso do estabelecimento que descumprir a regra, a multa pode chegar a R$ 132 mil reais.

Projeto que criminaliza uso de cerol aguarda votação no Senado

A Câmara dos Deputados aprovou em fevereiro do ano passado o Projeto de Lei 402/11, que proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, estipulando pena de detenção e multas. A proposta foi enviada ao Senado, onde aguarda votação.

Em outubro do ano passado o PL foi aprovado na Comissão de Esporte (Cesp) do Senado e depois enviada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde, segundo o sistema de acompanhamento da Casa, aguarda a designação de relator. No Senado a proposta tramita com a identificação Projeto de Lei n° 339, de 2024.

De acordo com a Câmara dos Deputados, a proibição de fabricação ou uso da linha com cerol atinge tanto o ambiente de competição quanto o de lazer privado, em área urbana ou rural. Como será proibida a venda desse tipo de linha a menores de idade, o projeto remete aos fornecedores a responsabilização objetiva pelos danos causados se ocorrer a venda e do uso da linha resultarem danos a pessoas ou objetos.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

No Código Penal, a fabricação, venda, comercialização ou uso, por exemplo, será punida com detenção de um a três anos e multa. Para estabelecimentos que descumprirem a lei, a cassação da licença de funcionamento será considerada efeito da condenação.

No caso dos usuários, a pena será a mesma se o fato não constituir crime mais grave. Ainda que o uso seja para fins recreativos, em áreas públicas ou comuns, a pena se aplica, inclusive até à distância de mil metros das imediações de ruas, estradas ou rodovias e mesmo que a pessoa esteja em área particular ou privativa.

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone