Cidades

Com fechamento de agência, Receita Federal propõe ponto de atendimento em parceria com a Prefeitura

Agência da Receita Federal em Adamantina encerrou atendimento presencial em 1º de julho.

Por: Da Redação atualizado: 18 de julho de 2024 | 15h54
Receita Federal encerrou atendimento presencial em Adamantina desde 1 de julho (Siga Mais). Receita Federal encerrou atendimento presencial em Adamantina desde 1 de julho (Siga Mais).

Com o fim do atendimento presencial e encerramento da agência da Receita Federal em Adamantina – tema trazido nesta segunda-feira (15) pelo SIGA MAIS – o órgão, por meio de sua Delegacia em Presidente Prudente, propõe a implantação de Pontos de Atendimento Virtual (PAV) na cidade, o que depende de parceria com a Prefeitura Municipal.

Atendendo solicitação do SIGA MAIS, a área de comunicação da Delegacia da Receita Federal informou que o encerramento da agência de Adamantina ocorreu dia 1º deste mês, e explicou o motivo central: “Baixa demanda por serviços presenciais, tendo em vista que atualmente é possível o atendimento virtual sem que o contribuinte precise se deslocar a uma unidade da Receita Federal, além do alto custo operacional e o número reduzido de servidores”, detalhou a nota.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Ainda conforme a Receita, pelos mesmos motivos essas decisões têm ocorrido em diferentes regiões do país. “As unidades de atendimento da Receita Federal que têm baixa demanda por serviços presenciais terão suas atividades encerradas no Brasil todo, por decisão do órgão central que comanda a Receita Federal”, completou.

Agência encerrou atividades dia 1 de julho (Siga Mais).

O SIGA MAIS perguntou se haveria alguma possibilidade de manter algum serviço local em cooperação com o poder público municipal, e se essa alternativa teria sido apresentada aos representantes do município. O órgão federal afirmou que sim. “É possível manter o serviço em parceria com o Poder Público Municipal para atendimento dos contribuintes que não conseguirem ser atendidos pelos canais de atendimento on-line”, descreve a nota.

Conforma a Receita Federal, essa parceria se faz através de acordo de cooperação técnica de implantação de Pontos de Atendimento Virtual (PAV), onde o município disponibiliza um local com estrutura e um servidor para ser treinado pela Receita, para atendimento daquele contribuinte que não conseguiu solucionar sua demanda on-line. “Foi apresentado o projeto do PAV ao município de Adamantina, que demonstrou interesse e no momento estão analisando os termos do acordo para futura implantação”, prosseguiu.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança
 

De acordo com o órgão, a circunscrição da Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente já conta com cinco PAVs em funcionamento. “Já tem pontos de atendimento em Dracena, Palmital, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Regente Feijó e temos outros cinco pontos com perspectiva de implantação, porém, estamos apresentando o projeto aos setenta e seis municípios da circunscrição”, finaliza a nota ao SIGA MAIS.

Comunicado fixado com orientações ao público (Siga Mais).

A Delegacia da Receita Federal reiterou as orientações publicadas ontem pelo SIGA MAIS, sobre os canais de atendimento ao contribuinte. Além dos procedimentos disponíveis nos ambientes virtuais no site da Receita, os contribuintes poderão ser atendidos pelo e-mail atendimentorfb.08@rfb.gov.br quando assunto for CPF e atendimentorfb.drfppe@rfb.gov.br para os demais assuntos.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone