Chuvas retornam e Adamantina registra 70,2 milímetros entre domingo (12) segunda-feira (13)
Segundo dados meteorológicos, precipitações devem se manter nos próximos dias.
Após um longo período de estiagem, marcado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, as chuvas finalmente retornaram a Adamantina. Entre domingo (12) e esta segunda-feira (13), o município registrou 70,2 milímetros de precipitação, conforme dados do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), em estação meteorológica instalada na APTA Regional, na Estrada 14, área rural de Adamantina.
O maior volume – 40,4 mm – foi registrado no intervalo entre 7h de ontem e 7h de hoje, quando são atualizados os volumes diários. Outros 3,3 mm ocorreram na madrugada de ontem. Já das 7h da manhã de hoje às 15h, são 26,5 mm. O total do período soma os 70,2 mm.
O volume expressivo de chuva em pouco mais de 24 horas representa um importante alívio para a vegetação e para o setor agrícola, além de contribuir para a melhora da qualidade do ar, que vinha sendo afetada pela baixa umidade e pela ocorrência de queimadas na região.
Nos últimos meses, Adamantina enfrentou uma sequência de dias secos, com temperaturas elevadas e índices de umidade frequentemente abaixo dos 30%, patamar considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O retorno das chuvas também ajuda a reduzir o risco de incêndios em áreas urbanas e rurais, além de favorecer a recarga dos lençóis freáticos e reservatórios.
A expectativa, segundo dados meteorológicos, é de que as precipitações se mantenham nos próximos dias.