Cemitério e espaços públicos de Adamantina já contam com 53 câmeras de monitoramento
Câmeras serão integradas ao Muralha Paulista.
A Prefeitura de Adamantina informou nesta quarta-feira (11) já ter instalado 53 câmeras de monitoramento em diferentes pontos da cidade, incluindo o Cemitério da Saudade e áreas da região central. A iniciativa é resultado de ação conjunta das Secretarias Municipais de Administração, Planejamento e Obras. Além do monitoramento em central local, os dispositivos vão integrar o sistema estadual de vigilância “Muralha Paulista”.
Nesta etapa, de acordo com a Prefeitura de Adamantina, 25 câmeras foram implantadas no Cemitério da Saudade, utilizando equipamentos realocados da área central. Paralelamente, o centro do município recebeu 28 novas câmeras com tecnologia de Inteligência Artificial Perimetral. Em janeiro o Siga Mais publicou sobre a instalação dos equipamentos.O projeto prevê ainda a instalação de mais sete equipamentos em outros três pontos estratégicos da cidade, com conclusão estimada em até 15 dias.
Novas câmeras na área central da cidade (Siga Mais).
Após a finalização da instalação e dos ajustes técnicos, o sistema entrará em operação com monitoramento realizado pela Polícia Militar, que terá acesso direto às imagens na sede da 2ª Companhia, fortalecendo as ações de segurança no município.
O investimento nesta etapa é de R$ 55.850,00, realizado por meio de licitação pública. O projeto é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, a Polícia Militar e o Poder Judiciário.
Segurança reforçada no cemitério
Além da implantação das câmeras, o Cemitério da Saudade também passou por melhorias estruturais, como o aumento da altura dos muros e adequações nos portões de acesso, com o objetivo de ampliar a proteção do patrimônio e coibir ações de vandalismo.
Segundo a Prefeitura, o investimento busca ampliar a segurança pública e patrimonial, aliando tecnologia à atuação das forças policiais. O município também estuda a expansão do sistema com novos pontos de vigilância e a implantação de recursos avançados, como reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, cercas virtuais, identificação inteligente de pessoas e veículos, além de ferramentas de análise de fluxo e monitoramento por mapas de calor.
Câmeras já operam no cemitério (Siga Mais).