Cidades

Casa de Vó: exposição fotográfica resgata memória afetiva e arquitetônica de Adamantina

Exposição será aberta neste sábado (26), 10h, no Museu Histórico Municipal.

Por: Da Redação atualizado: 26 de julho de 2025 | 09h29
Uma das imagens da mostra (Cedida/Bianca Teixeira Virgilio). Uma das imagens da mostra (Cedida/Bianca Teixeira Virgilio).

O Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi”, em Adamantina, recebe a partir deste sábado (26), às 10h, a abertura oficial da exposição fotográfica “Casa de Vó”, idealizada pela fotógrafa e diretora criativa Bianca Teixeira Virgílio. A mostra retrata detalhes da arquitetura antiga do município e propõe uma reflexão sobre a preservação da identidade urbana local.

Segundo divulgou a Prefeitura de Adamantina, o projeto nasceu da admiração da artista pelas casas antigas da cidade, muitas delas em processo de reforma ou demolição, o que motivou o registro fotográfico como forma de preservar a memória visual e afetiva dessas construções. “Com o crescimento do município, muitas dessas casas estão sendo reformadas ou demolidas, perdendo totalmente o aspecto temporal de determinadas décadas”, adverte Bianca.

Publicidade

Floricultura Flor de Lotus
Parfum Perfumes Importados

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Segundo a fotógrafa, o encantamento pelos elementos arquitetônicos surgiu ainda na infância, ao caminhar pelas ruas de Adamantina. “Muros baixos, serralherias ornamentadas, paredes adornadas, revestimentos coloridos, vidros decorados, cortinas de renda... são diversos os detalhes que brilham meus olhos. É como se me levassem pra um lugar de afeto muito confortável”, descreve.

Bianca Teixeira Virgílio assina a exposição Casa de Vó (Cedida).

Motivada também por suas sobrinhas, Bianca reforça que a série busca deixar um legado visual para as novas gerações. “A série fotográfica ‘Casa de Vó’ será um arquivo histórico da arquitetura adamantinense, focando em manter registrados os traços estéticos antigos que, devido à modernização das edificações, estão sumindo.”

Além de despertar nostalgia, o projeto destaca características construtivas típicas de outras épocas, revelando como a arquitetura de cada tempo reflete modos de vida e escolhas técnicas. “As imagens mostram detalhes arquitetônicos que, além de marcar o tempo através da estética, demonstram modos construtivos que faziam mais sentido à época em que foram feitos”, explica.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Por dialogar diretamente com a proposta do Museu, a exposição será realizada no espaço com o intuito também de atrair novos públicos. “Queremos levar mais pessoas ao Museu e provocar esse olhar mais atento para a cidade”, convida a artista.

Serviço

A exposição “Casa de Vó” estará aberta à visitação até o dia 9 de agosto, de segunda a sexta, das das 8h às 11h e das 13h às 17h, com um evento especial dia 5 de agosto, das 19h às 22h, no Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi”, localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. A entrada é gratuita.

A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, em edital público da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.  

(Divulgação).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone