Cidades

Câmara homenageia universitários que realizaram expedição na Amazônia

Estudantes integraram o Doutores Sem Fronteiras, com atendimentos a ribeirinhos e indígenas.

Por: Da Redação
Os estudantes Bruno Cesar Doretto Macorini e Maria Eduarda Vilela Rodrigues da Cunha, homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Adamantina (Foto: Da Assessoria). Os estudantes Bruno Cesar Doretto Macorini e Maria Eduarda Vilela Rodrigues da Cunha, homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Adamantina (Foto: Da Assessoria).

Durante a sessão da Câmara Municipal de Adamantina, realizada nesta segunda-feira (1), dois estudantes do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foram homenageados pela participação na expedição Doutores Sem Fronteiras, com atendimento odontológico a comunidades desassistidas na região de fronteira no Vale do Guaporé, ao longo de trechos do Rio Mamoré, em Rondônia. A localidade faz fronteira com a Bolívia.
A expedição, que durou 40 dias, ocorreu em julho passado (veja mais). A participação do interessado é submetida a um rigoroso processo de seleção, o que permite o ingresso de estudantes extremamente dedicados e comprometidos. Nesse universo desafiador, dois estudantes da UniFAI obtiveram aprovação e se integraram ao grupo de voluntários: Bruno Cesar Doretto Macorini (20), morador em Flórida Paulista, aluno do 6º termo do curso de odontologia, e Maria Eduarda Vilela Rodrigues da Cunha (21), estudante do 7ª termo do curso de medicina.
Esta foi a segunda expedição que Bruno participa e a primeira expedição de Maria Eduarda. Ele esteve na Amazônia Central, no ano passado, retornando agora à região fronteiriça. Porém, ambos são pioneiros, em duas situações: Bruno foi o primeiro estudante do oeste paulista a participar da expedição, em 2017, e Maria Eduarda a primeira estudante de medicina a integrar o grupo.
A atuação dos dois estudantes foi reconhecida pela Câmara Municipal de Adamantina, por meio de duas moções de congratulações e aplausos, ambas de iniciativa do vereador Acácio Rocha, co-assinada por todos os demais vereadores e aprovada por unanimidade em plenário. “É um orgulho poder ver os estudantes vestindo a camiseta da UniFAI, representando nosso centro universitário, Adamantina e região, em uma expedição na região amazônica”, disse Acácio. “Agora, com toda essa bagagem, eles agregam uma experimentação social e humana às suas formações, que se refletirão na carreira profissional que escolheram seguir”, completa Acácio.
A viagem dos estudantes teve o apoio institucional da UniFAI, prestando auxílio referente às taxas da ONG e nas passagens aéreas de Presidente Prudente a Porto Velho (RO), cidade-base da operação, onde se integraram aos demais do grupo e partiram em expedição. A UniFAI também apoiou os dois estudantes na elaboração de documentário (assista) sobre as atividades a campo.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais