Bancos, comércio e prefeitura: veja como ficam esses setores na semana do Ano Novo em Adamantina
Na semana do réveillon diferentes setores atuam com horário especial de atendimento.

A semana de encerramento de 2024 e chegada do Ano Novo tem funcionamento especial para diferentes setores em Adamantina. O calendário especial afeta as atividades do setor público, bancos e comércio. Veja como ficam cada um deles para essa temporada.
Prefeitura
A Prefeitura Municipal tem expediente somente nesta segunda-feira (30) e depois reabre na sexta-feira (3). O dia 31 (terça-feira), véspera do Ano Novo, é ponto facultativo municipal. Depois, dia 1º (quarta-feira) é feriado nacional e dia 2 (quinta-feira) novamente ponto facultativo municipal. Com isso a reabertura da Prefeitura ocorre na sexta-feira, com o primeiro expediente do Ano Novo e da nova administração municipal.
Coleta de lixo: A coleta de lixo será suspensa somente na quarta-feira (1), data do feriado. Os moradores dos bairros que integram o setor laranja devem colocar os itens recicláveis para descarte na quinta-feira (2).
Feira: A realização da feira está suspensa no dia 1 de janeiro e será retomada no dia 3 de janeiro na Praça Prestes Mais e no dia 5 de janeiro na Estação Recreio.
Poupatempo: O Poupatempo também não funciona na quarta-feira (1), data do feriado e os serviços estaduais disponíveis no local voltam a ser prestados no dia 2 de dezembro. Por sua vez, os serviços municipais que funcionam no espaço que são: Procon, Banco do Povo e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) retomarão os atendimentos na sexta-feira (3).
Educação municipal: As aulas na rede municipal chegaram ao fim no dia 13 de dezembro e serão retomadas no dia 27 de janeiro.
FAI: recesso
O Centro Universitário de Adamantina está em recesso das atividades administrativas desde o dia 21 de dezembro, período das festas de fim de ano. Conforme o calendário acadêmico, o retorno está agendado para segunda-feira da semana que vem, dia 6.
Comércio
Conforme o calendário especial foi divulgado pelo Sincomercio Nova Alta Paulista, o funcionamento das lojas nesta segunda-feira (30) é das 8h às 18h. No último dia do ano, 31 de dezembro, as lojas funcionam das 9h às 13h. Dias 1 e 2 de janeiro as lojas não abrem. Já na sexta-feira (3), as lojas abrem das 8h às 18h.
Bancos
Segundo divulgou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será dia 30 (segunda-feira). No dia 31 (terça-feira) também não há expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).