Agosto Dourado: Gami promove série de ações em defesa do aleitamento materno e da primeira infância
Campanha tem iniciativa e articulação do Gami (Grupo de Apoio Materno Infantil) de Adamantina.

Durante o mês de agosto, o Gami (Grupo de Apoio Materno Infantil) de Adamantina realiza uma série de atividades em alusão ao Agosto Dourado, campanha dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno e à valorização da primeira infância. A programação envolve ações voltadas a lactantes, gestantes e famílias, com foco na promoção da saúde e no desenvolvimento infantil.
Com iniciativas que incluem acolhimento, rodas de conversa e palestras, o Gami busca oferecer apoio e orientação às mães, gestantes e lactantes da comunidade.
A abertura das atividades do Agosto Dourado será neste sábado, dia 2, com a Comemoração do Dia da Lactante, que também marca a realização da 9ª Hora do Mamaço de Adamantina. O evento acontecerá na Praça Élio Micheloni, das 9h às 12h, e contará com rodas de conversa, orientações e incentivo à amamentação.
No dia 14 de agosto (quarta-feira), das 8h às 14h, será a vez da Comemoração do Dia da Gestante, no CIS (Centro Integrado de Saúde), reunindo gestantes em atividades educativas e de promoção da saúde, com foco no cuidado pré-natal e na preparação para o parto e o pós-parto.
Já no dia 21 (quarta-feira), das 19h30 às 21h, será realizada a Comemoração do Mês Mundial do Aleitamento Materno, na sede da Rede de Combate ao Câncer. A atividade será voltada ao fortalecimento da rede de apoio às mães e à valorização do ato de amamentar como pilar essencial para o desenvolvimento infantil.
(Divulgação).
Encerrando a programação, no sábado, dia 30, das 9h às 12h, acontece a Comemoração do Dia Nacional da Primeira Infância, na Estação Recreio, com ações voltadas às crianças e suas famílias, incentivando o brincar, a convivência e o cuidado nos primeiros anos de vida. Para saber mais acompanhe as atividades do Gami no Facebook e Instagram.
Mês de conscientização reforça a importância do aleitamento materno para mães e bebês
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pela conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida para representar o padrão “ouro” de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para os primeiros anos de vida do bebê.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o leite materno é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança até os seis meses de vida, devendo ser mantido, de forma complementar, até os dois anos ou mais. Além de fortalecer o sistema imunológico, a amamentação protege contra infecções respiratórias, diarreias, obesidade, diabetes e diversas outras doenças.
O ato de amamentar também é benéfico para a mãe, contribuindo para a recuperação pós-parto, redução de sangramentos, prevenção de câncer de mama e ovário, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.
No entanto, para que a amamentação ocorra de forma eficaz e segura, é essencial o apoio da família, dos serviços de saúde e da sociedade como um todo.
(Imagem: Luiza Braun/Unsplash).
Além dos benefícios individuais, o aleitamento materno tem impactos sociais e econômicos positivos, como a redução da mortalidade infantil, menor necessidade de atendimento médico e economia com fórmulas artificiais.
Por isso, campanhas como o Agosto Dourado têm papel fundamental na promoção da saúde pública e no incentivo à amamentação como um direito da criança e um ato de amor e cuidado que transforma vidas.