Adamantina amplia sinalização sobre proibição de parar e estacionar motos fora dos bolsões
Placas demarcam início e fim das áreas com restrições para estacionar moto.
O trânsito na área central de Adamantina está recebendo novas placas regulamentares que restringem a parada e o estacionamento de motos, motonetas, ciclomotores e veículos similares fora dos espaços reservados. A sinalização foi identificada pelo Siga Mais em diferentes pontos da Avenida Rio Branco e vias próximas, principal perímetro comercial da cidade.
As placas indicam de forma clara o início e o término dos trechos onde passa a valer a regulamentação, orientando os condutores sobre a obrigatoriedade de utilização dos bolsões exclusivos para veículos de duas rodas.
Placa demarca início do trecho com regulamentação (Siga Mais).
Placa demarca fim do trecho sob regulamentação (Siga Mais).
Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, editado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a placa R-6c, que indica “proibido parar e estacionar”, assinala ao condutor que é vedada tanto a parada quanto o estacionamento de veículos ao longo do trecho sinalizado.
A sinalização também orienta os condutores a obedecer à regulamentação para evitar autuações. A recomendação é que motociclistas observem atentamente as placas, especialmente na região central, onde a fiscalização poderá ser intensificada.
Parâmetro conforme Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Reprodução).
Além de contribuir para a organização do trânsito, a medida também amplia a segurança jurídica para a fiscalização e a aplicação de penalidades, ao delimitar de forma expressa as áreas onde a restrição está em vigor.
Estacionar moto fora do local permitido pode gerar multa, pontos e remoção
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece penalidades específicas para condutores que estacionam em desacordo com a sinalização regulamentar, como nos trechos onde há restrição e determinação de uso exclusivo de bolsões.
Nesses casos, a infração é enquadrada no artigo 181 do CTB, que trata do estacionamento irregular.
Penalidades previstas
• Infração: média ou grave, conforme a situação e a sinalização existente;
• Multa:
- Infração média: R$ 130,16
- Infração grave: R$ 195,23
• Pontuação na CNH:
- Infração média: 4 pontos
- Infração grave: 5 pontos
Além da multa e da pontuação, o CTB prevê como medida administrativa a remoção do veículo. Na prática, a moto pode ser guinchada e levada ao pátio, gerando custos adicionais ao proprietário, como taxa de remoção e diárias.
A orientação é que motociclistas utilizem exclusivamente os bolsões destinados aos veículos de duas rodas e respeitem a sinalização, evitando prejuízos financeiros e sanções administrativas.