Cidades

Instalação de radar na SP-294 em Lucélia está mantida, diz DER

Por medida de segurança equipamento foi removido, até que haja sua homologação.

Por: Da Redação atualizado: 2 de abril de 2016 | 08h37
Equipamento foi instalado na SP-294, em Lucélia, na altura do Restaurante Queiroz, e removido por questões de segurança, até que haja sua homologação (Foto: Marcelo Mota/Cedida). Equipamento foi instalado na SP-294, em Lucélia, na altura do Restaurante Queiroz, e removido por questões de segurança, até que haja sua homologação (Foto: Marcelo Mota/Cedida).

O SIGA MAIS divulgou na semana passada a instalação de estrutura para radar de velocidade, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Lucélia, na altura do Restaurante Queiroz (reveja aqui), e ao final da mesma semana a estrutura foi retirada do local.
A instalação seguida da remoção da estrutura causou estranheza. A reportagem entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que por meio de sua assessoria de imprensa justificou a decisão.
Segundo o órgão, a instalação e funcionamento do equipamento estão mantidos para o local, porém a existência do equipamento, sem estar em funcionamento, causava reações entre os motoristas, sobretudo com a redução repentina de velocidade, por entenderem que o equipamento pudesse estar em funcionamento. “Esta medida garante melhores condições de segurança aos usuários, já que o processo de implantação do radar acabava por assustar os motoristas, que freavam bruscamente na aproximação do equipamentos”, diz a nota do DER.
Além dessa reação dos motoristas, que foi observada no local, o trecho ainda precisa receber a sinalização indicativa da nova velocidade e a advertência de que há fiscalização eletrônica, como determina a legislação. E em paralelo, conduzir o processo de homologação do equipamento, par que tão somente entre em efetivo funcionamento. “Após a implantação do radar, deverão ser realizadas a aferição do INMETRO, para posterior homologação e início da operação”, complete o órgão.

Acesse aqui todos os pontos de radar, nas rodovias paulistas.
 

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais