Saúde

Vacinação contra a gripe: campanha vai de 23 de abril a 1º de junho

Campanha vai vacinar grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Por: Da Redação atualizado: 23 de abril de 2018 | 17h42
Campanha vai vacinar grupos prioritários, contra a gripe (Divulgação). Campanha vai vacinar grupos prioritários, contra a gripe (Divulgação).

Começa nesta segunda-feira (23) em todo o país a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
As mais de 54 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina devem procurar os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para se vacinar gratuitamente.
Nesse grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde estão as pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, mães no pós-parto, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais da saúde.
O Dia D da mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação.

Mitos e verdades

O Ministério da Saúde preparou uma orientação objetiva sobre a doença, com mitos e verdades sobre a Influenza (gripe).

O que é Influenza (gripe)?
Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Pode se disseminar facilmente entre as pessoas.

Quais os sintomas?
Febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A Influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Como se transmite?
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Como se prevenir?
A vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina.

Prevenção e cuidados
Outras medidas importantes para a prevenção da doença:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
- Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
- Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
- Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
- Manter a sua casa bem arejada.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais