Saúde

Usuários do SUS em Adamantina devem realizar atualização cadastral

Adamantina tem 87% da população cadastrada no SUS, e se não atingir 100%, pode perder recursos.

Por: Da Redação atualizado: 18 de fevereiro de 2020 | 15h13
Aos moradores que ainda não receberam a visita de um dos Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura orienta que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa (Foto: Da Assessoria/PMA). Aos moradores que ainda não receberam a visita de um dos Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura orienta que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa (Foto: Da Assessoria/PMA).

A Secretaria de Saúde está realizando o cadastramento/recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Adamantina. Segundo release distribuído à imprensa nesta segunda-feira (17) pela Prefeitura de Adamantina, o objetivo da ação é enquadrar os moradores no novo modelo de financiamento da atenção primária.

De acordo com a Prefeitura, a atualização e inserção para quem ainda não está no sistema, servem para fazer o mapa de planejamento e ações de saúde de cada território do município, com o objetivo de dar mais qualidade no atendimento à população.

Segundo o conteúdo distribuído à imprensa, a ação de cadastramento e recadastramento teve início em novembro de 2019, com todos os Agentes Comunitários de Saúde em campo, e precisa agora do apoio da comunidade para atingir a meta. "Temos hoje, segundo os dados estatísticos do IBGE, uma população de 35.068 moradores no município, dos quais já foram cadastrados 87%, no entanto, para que o município não perca os repasses de valores por parte do Ministério da Saúde precisa ter 100% de sua população cadastrada. Desta forma, para cumprir esta meta, precisamos da ajuda e mobilização da população, em especial aqueles que não tiveram seus cadastros feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua residência para que façam o cadastro", explica Gustavo Taniguchi Rufino, Secretário Municipal de Saúde.

Vereador cobrou informações sobre cadastramento

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal realizada dia 3 de fevereiro o vereador Acácio Rocha fez cobranças sobre o andamento das atividades de cadastramento e recadastramento dos usuários moradores de Adamantina, atendidos pelo SUS. A iniciativa do vereador foi motivada pela preocupação quanto aos novos critérios, entre os quais o número de moradores efetivamente cadastrados no SUS, para mensurar os repasses que serão recebidos pelo município visando o financiamento das ações em saúde pública na atenção primária. Se o município não tiver 100% dos moradores cadastrados, pode perder recursos.

A resposta ao vereador foi recebida nesta segunda-feira (17), mesma data em que foi distribuído conteúdo sobre o tema para a imprensa. De acordo com a resposta enviada pela Prefeitura, o cadastro local contempla 30.545 pessoas, o que equivale a 87% da população da cidade, sendo que as atividades de cadastramento continuam dentro das atividades de rotina dos Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de aumentar esse percentual de cadastro e garantir o repasse de recursos equivalente à 100% da população.

Ainda de acordo com a resposta da Prefeitura, com a atualização do Sistema de Informação/Prontuário Eletrônico que o município utiliza, será emitido uma mensagem no ato do atendimento dos usuários identificando aqueles que ainda não têm o cadastro individual para que o funcionário que estiver atendendo possa preencher as fichas físicas com os dados dos pacientes para que em um outro momento os Agentes Comunitários de Saúde possam alimentar o SISAB, sistema do Ministério da Saúde, vinculando o usuário às equipes. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Para se cadastrar

Para fazer o cadastro ou atualizá-lo é necessário levar os seguintes documentos:

· Carteira de Identidade;

· CPF;

· Comprovante de Residência; e

· Cartão do SUS atual (caso tiver).

Segundo afirma o conteúdo distribuído à imprensa pela Prefeitura de Adamantina, os Agentes Comunitários de Saúde continuam visitando as casas e dentre outras atividades, realizando o cadastro dos usuários SUS. Durante o cadastramento, são preenchidas informações na ficha do e-SUS (sistema de informação do Ministério da saúde), sobre o domicílio e cadastro pessoal de cada morador da residência.

Aos moradores que ainda não receberam a visita de um dos Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura orienta que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone