Saúde

Simpósio traz Henrique Prata (Hospital de Câncer de Barretos) a Adamantina

Evento é promovido pelo PAI Nosso Lar, Ministério Público e Poder Judiciário de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 26 de setembro de 2017 | 10h33
A médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione, o promotor de justiça Mário Coimbra e o diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata Duarte, realizam palestra neste mês de setembro, em Adamantina (Imagem: Reprodução). A médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione, o promotor de justiça Mário Coimbra e o diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata Duarte, realizam palestra neste mês de setembro, em Adamantina (Imagem: Reprodução).

Uma iniciativa conjunta do Polo de Atividades Integradas PAI “Nosso Lar”, Ministério Público do Estado de São Paulo e Poder Judiciário, dentro da mobilização Setembro Amarelo, traz para Adamantina o “I Simpósio de Humanização da Saúde”, com o tema “Práticas e Saberes”. O evento será realizado de 26 a 28 de setembro, em dois locais.
A programação será aberta dia 26 de setembro, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, com a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione, que vai palestrar com o tema “Processo de internação como prevenção do suicídio”.
O segundo convidado do Simpósio é o promotor de justiça Mário Coimbra, que atua na comarca de Presidente Prudente. Em sua palestra, ele vai expor sobre o tema “A saúde mental e a rede preconizada pelo SUS”. A atividade está programada para o dia 27 de setembro, às 19h, no Auditório do Campus 2 da UniFAI.
Encerrando a programação, acontece a palestra com Henrique Prata Duarte, diretor do Hospital de Câncer de Barretos. Ele estará em Adamantina no dia 28 de setembro, também às 19h, no Auditório do Campus 2 da UniFAI. Ele vai discorrer sobre o tema “Uma experiência de fé”.
A participação do público no I Simpósio de Humanização da Saúde é gratuita. Não há necessidade de inscrição prévia e a ocupação vai ficar limitada à capacidade dos espaços onde acontecerão as palestras. Mais informações no PAI Nosso Lar, em Adamantina, pelo telefone (18) 3521-1984.

História do Hospital de Câncer de Barretos (1)

Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.
Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.
Dando sequência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós (Fonte: Site do Hospital de Câncer de Barretos).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais