Saúde estadual diz que atua para reduzir fila; Adamantina tem mais de 8 mil agendamentos em espera
Siga Mais procurou a Secretaria Estadual de Saúde após divulgação sobre fila de espera em Adamantina

Após a divulgação de fila de espera com mais de 8.300 agendamentos de moradores de Adamantina aguardando por procedimentos de saúde junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, o SIGA MAIS procurou a Secretaria Estadual de Saúde. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão estadual informou em nota que atua para reduzir as filas de espera. “O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília está atento ao cenário da região e trabalha para aprimorar e prestar assistência a todos os casos. Além disso, mantém conversas com gestores municipais para tratar do tema”, diz o início do comunicado recebido pela redação.
O órgão estadual explicou que as vagas são ofertadas por cada unidade de saúde que realiza os procedimentos, como o AME, por exemplo – entre outras – ficando o agendamento sob responsabilidade dos municípios. “Vale esclarecer que as vagas são disponibilizadas pela unidade de saúde que realiza os procedimentos e ofertadas aos casos cadastrados no Cadastro de Demanda por Recurso (CDR). O agendamento desses exames/procedimentos, bem como a definição de prioridade dos casos, é de responsabilidade dos municípios de origem dos pacientes”, continua.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Governo de SP retomou o programa Corujão da Saúde para enfrentar a demanda reprimida no decorrer da pandemia de Covid-19. A primeira fase iniciada em outubro de 2021 está focada na área de oncologia, para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, visando realizar mais de 335 mil exames em todo o Estado, sendo 35,2 mil na região de Marília. Além disso, também lançou o Corujão de Oftalmologia para realizar mais de 51 mil procedimentos na área, destes, 360 são da região.
Na nota a Secretaria de Estado da Saúde não cita o projeto de regionalização proposto pela Prefeitura de Adamantina, também como alternativa para reduzir as filas.
Mais de 8.300 procedimentos na fila de espera
Em resposta ao Requerimento Nº 48/2022, de autoria do vereador Alcio Ikeda, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina informou que 8.322 procedimentos (consultas, cirurgias e ambulatoriais) de moradores da cidade estão na fila de espera para serem atendidos, em demandas que são de responsabilidade da saúde estadual, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília.
O Requerimento foi apresentado pelo vereador na Câmara Municipal de Adamantina em 21 de março, quando solicitou a quantidade e os tipos de procedimentos de saúde encaminhados pelo Município ao DRS, que ainda não foram atendidos, e que colocam os moradores em fila de espera.
(Reprodução).
Dentre as mais de 50 especialidades médicas listadas no documento da Secretaria Municipal de Saúde, há 1.504 agendados aguardando atendimento na área de psicologia. Em neurologia são 1.157 agendamentos na fila. Outros destaques são 691 agendamentos esperando atendimento vascular, 591 aguardando consulta psiquiátrica e 520 em dermatologia.
Outras duas áreas, quando agrupadas, também chamam a atenção. Em 12 classificações na área de oftalmologia, são 974 agendamentos, e em 14 áreas da ortopedia, 379 moradores aguardam atendimentos.
Poder público aposta em programa de regionalização
O mesmo Requerimento do vereador Alcio Ikeda solicitou cópia do projeto de Regionalização e Integralização da Saúde, apresentado pelo Município à Secretaria de Saúde do Estado. A própria administração municipal divulgou a entrega do documento ao órgão estadual, porém negou cópia ao vereador alegando não estar disponível em razão de ajustes técnicos no texto.
O projeto, segundo já divulgou a administração municipal, e conforme resposta ao Requerimento, é a aposta de Adamantina e da microrregião para suprimir essa demanda represada.