Saúde de Adamantina entrega 1450 comprimidos/mês de remédio para déficit de atenção e hiperatividade
Segundo vereadora Noriko Saito, há casos de crianças que retiram 120 comprimidos por mês.

Durante o ano de 2014 a saúde pública de Adamantina, por meio do seu setor de farmácia, fez a entrega de 17.447 comprimidos diversos, indicados para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), quase na totalidade voltado para crianças e adolescentes, permitindo uma média de 1.453 comprimidos/mês.
Os números foram revelados com preocupação pela vereadora Noriko Saito (PV) na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (9). Ela é educadora e atua diretamente no atendimento a crianças com TDAH.
Diante do que constatou, a vereadora apresentou a Indicação Nº 487/15, dirigida ao Prefeito Municipal, para que determine à Secretaria Municipal de Saúde a realização de um levantamento nas redes municipal e estadual de ensino, visado ter conhecimento do número de crianças e adolescentes que tomam medicação para déficit de atenção e hiperatividade.
Os números apresentados por Noriko foram extraídos de um relatório detalhado que a mesma solicitou junto à Secretaria Municipal de Saúde, onde estão listados os nomes dos que retiraram a medicação e as quantidades de cada medicamento. “Há casos de crianças que retiram 120 comprimidos por mês. É um número altíssimo”, diz, preocupada.
Segundo Noriko, mesmo com a indicação pelo uso dos medicamentos, é imprescindível que haja um acompanhamento profissional, o que poderia reduzir o consumo e melhorar a qualidade de vida de quem utiliza essa medicação. “Será que todas essas crianças precisam de todo esse medicamento”, questiona. “É preciso visitar cada casa e conhecer a realidade de cada criança”, propõe.
O que é TDHA
O TDAH é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação/hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. Pessoas com TDAH tem dificuldade em manter a concentração, costumam ser agitadas e tem problemas para fazer as coisas até o final.
Em crianças que estejam em idade escolar, o TDAH pode comprometer seu processo de alfabetização, bem como os primeiros desenvolvimentos do raciocínio lógico-matemático e das capacidades mais incipientes de organização e realização de tarefas. E o devido acompanhamento profissional, associado à medicação, pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Medicamentos retirados em 2014
Metilfenidato (Ritalina/Genérico): 11.420 comprimidos
Ritalina LA – 10 mg: 750 comprimidos
Ritalina LA – 40 mg: 390 comprimidos
Ritalina LA – 30 mg: 1.170 comprimidos
Ritalina LA – 20 mg: 900 comprimidos
Venvanse – 30 mg: 1.656 comprimidos
Venvanse – 70 mg: 449 comprimidos
Concerta – 36 mg: 238 comprimidos
Concerta – 18 mg: 474 comprimidos