Prefeitura atende agentes comunitários de saúde e inicia pagamento de adicional de insalubridade
Nova administração determinou reanálise do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho.

Uma antiga demanda dos agentes comunitários de saúde (ACS) em Adamantina passa a ser atendida pela atual administração municipal. Após ouvir a demanda do setor, a nova gestão determinou a reanálise do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), documento que serve de base técnica para o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores da área da saúde.
Como resultado dessa iniciativa – segundo informou a Prefeitura de Adamantina no começo da noite desta quarta-feira (2) – o adicional de insalubridade já passou a ser incluído na folha de pagamento deste mês, garantindo aos profissionais o reconhecimento financeiro pelo trabalho realizado em condições especiais. Na gestão passada havia resistência ao reconhecimento ao adicional de insalubridade.
A medida foi adotada diante de decisões judiciais recentes que reconhecem o direito ao adicional de insalubridade para os servidores, especialmente os ACS.
A reanálise do LTCAT, determinada pela atual administração municipal, teve como objetivo atualizar e adequar o documento técnico à legislação vigente e à realidade funcional dos servidores, promovendo segurança, transparência e valorização profissional. “Trata-se de uma decisão fundamentada de forma estritamente técnica e justa, assegurando o cumprimento da legislação e o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores com base em critérios técnicos e objetivos”, frisou a nova gestão.
Com a medida o novo governo municipal reafirma sua disposição em promover políticas públicas responsáveis e inclusivas, que beneficiem diretamente o funcionalismo público e a população. “A valorização do servidor público é uma diretriz da nossa gestão. A atualização do LTCAT e a efetivação do adicional de insalubridade refletem nosso respeito aos profissionais da saúde e nosso compromisso com a legalidade e embasamento técnico para as decisões”, destaca a administração municipal. “A iniciativa demonstra a atenção e sensibilidade da atual administração às demandas apresentadas pelos servidores, refletindo uma postura ativa e comprometida com o atendimento às reivindicações legítimas da categoria”, completa a nova gestão.