Saúde

Para prevenção ao câncer de colo de útero, unidades de saúde abrem até às 20h nesta terça

Mulheres de 25 a 65 anos poderão realizar o exame Papanicolau.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 26 de março de 2025 | 10h40
(Imagem: Freepik). (Imagem: Freepik).

Nesta terça-feira (25), todas as unidades básicas de saúde de Adamantina estarão abertas até às 20h para possibilitar que mulheres que tem entre 25 e 65 anos e que tenham vida sexual ativa realizem o exame Papanicolau. O objetivo do exame é prevenir o câncer de colo de útero. Mulheres que apresentarem alterações no exame são encaminhadas para atendimento especializado na rede pública, com suporte de ginecologistas e outros especialistas.

Publicidade

Floricultura Flor de Lotus

Publicidade

Unimed Adamantina
Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o mais prevalente em mulheres, estando apenas atrás do câncer de mama e do colorretal. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero são muito altas.

A rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição do exame Papanicolau a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.

Vacinação como prevenção

A principal causa do câncer do colo de útero são infecções persistentes por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a vacinação de mulheres adolescentes contra o HPV pode prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

O imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres imunossuprimidos com até 45 anos. A vacina protege contra os tipos mais perigosos do vírus que estão associados ao desenvolvimento de cânceres e alguns causadores de verrugas genitais.

Além disso, o uso de preservativos internos e externos, também disponibilizados gratuitamente pela rede pública, é recomendado para complementar a prevenção contra o HPV.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone