Saúde

PAI Nosso Lar quer fortalecer diálogo e parceria com UniFAI

Ambiente do PAI Nosso Lar pode receber atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Por: Da Redação atualizado: 20 de julho de 2017 | 11h07
PAI Nosso Lar quer fortalecer diálogo e parceria com UniFAI (Foto: Siga Mais). PAI Nosso Lar quer fortalecer diálogo e parceria com UniFAI (Foto: Siga Mais).

Um encontro realizado na tarde desta terça-feira (18) pode estabelecer uma nova relação de diálogo e parceria entre o Polo de Atividades Integradas (PAI) “Nosso Lar” e o Centro Universitário Adamantina (UniFAI). 
Essa é a expectativa do corpo técnico e administrativo, colaboradores e dirigentes da instituição, que atua na área de saúde mental com atendimentos via SUS, e busca agora fortalecer o diálogo institucional com a UniFAI, para ações de ensino, pesquisa e extensão, e estágio supervisionado, dentro do ambiente do PAI Nosso Lar.
O núcleo da aproximação visa a maior inserção dos estudantes universitários nas práticas próprias da atividade de saúde, como por exemplo a medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, psicologia, odontologia, e outras atividades relacionadas, como direito, serviço social, agronomia, pedagogia e administração, no cotidiano dos serviços realizados pelo PAI Nosso Lar.
A ação cooperada entre os dois entes, proposta pelos representantes do PAI Nosso Lar, foi bem recebida pelo reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, que esteve no encontro acompanhado de parte de sua equipe, onde foram apresentadas as expectativas iniciais de parcerias pontuais, para ações extraordinárias, sobretudo de sensibilização e mobilização, e outras voltadas a uma dinâmica continuada, com foco no tratamento.
A juíza Ruth Duarte Menegatti dirigiu o encontro, onde destacou o desafio de promover a reorganização interna e profissionalização dos serviços de saúde mental, o que permite agora avançar para novas tratativas e parcerias organizacionais. “A UniFAI está aqui e todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão podem se envolver nas atividades da Clínica”, convidou.
O administrador do PAI Nosso Lar, Andrey Negroni, destacou como positivas todas as ações de visibilidade e parcerias, em andamento, que permitem apresentar à sociedade e aos atuais e futuros parceiros uma nova perspectiva de relacionamento e atuação, voltados à promoção da saúde e qualidade de vida junto aos pacientes, muitos dos quais sem qualquer outra possibilidade ou perspectiva de atenção profissional, fora do ambiente da instituição.

Nova referência

A psicóloga Denise Alves Freire, que presta consultoria ao PAI Nosso Lar, destacou que a nova proposta de atuação da instituição se constrói, também, pela vertente da educação, em paralelo com a atuação em saúde psiquiátrica e práticas terapêuticas.
Segundo Denise, é nesse contexto de atuação que se desenvolve a expectativa de uma parceria mais consistente com a UniFAI, que repercuta em melhorias nos serviços de saúde prestados pela clínica, e em uma nova dinâmica educacional a ser vivenciada na prática pelos estudantes, no ambiente do PA Nosso Lar.
Ela aposta nesse formato, o que pode estimular um novo padrão para os serviços em saúde mensal. “A ideia é criar um ambiente de vivência profissional que pode se tornar referência”, disse.

Conhecendo o local

Depois da reunião, a juíza Ruth Duarte Menegatti levou o grupo de representantes da UniFAI para conhecer as dependências da instituição. Juntou-se ao grupo o padre José Luiz Dias Barbosa, vigário da Paróquia São José, de Osvaldo Cruz.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais