Saúde

Outubro Rosa: Medicina Veterinária atua na prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

Neste mês as orientações ocorrem de terça a quinta-feira na Clínica Veterinária da UnIFAI.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 21 de outubro de 2017 | 11h11
Curso de Medicina Veterinária participa da campanha Outubro Rosa (Foto: Gabriel Guelpa). Curso de Medicina Veterinária participa da campanha Outubro Rosa (Foto: Gabriel Guelpa).

Inserido na campanha nacional Outubro Rosa, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) desenvolve conscientização para prevenir câncer de mama em animais domésticos. A campanha foi aberta oficialmente no último dia 02 na Clínica Veterinária, com a palestra sobre os aspectos clínicos e cirúrgicos dos tumores de mama no cão e no gato.
De terça a quinta-feira no período da manhã e tarde, os alunos do curso orientam os proprietários de animais quanto à prevenção do tumor, como o não uso de anticoncepcional em gatas e cadelas e a indicação da histerectomia eletiva, conhecida popularmente como castração.
“É a terceira edição que a UniFAI participa. Ela está junto de outras instituições estaduais, federais e particulares na prevenção do câncer de mama. Nosso objetivo é conscientizar o proprietário com relação ao tumor de mama em pequenos animais. Durante o mês de outubro, os alunos da Medicina Veterinária farão essas orientações. São medidas simples como a palpação da glândula mamária do animal”, explica o Prof. Dr. Heitor Flávio Ferrari.
A ação também envolve outros professores, como a coordenadora do curso, Profª Drª Daniela Tozadore Cabas, Profª Ma. Silvana Gomes Gonzalez e Prof. Dr. Alex Akira Nakamura. “Mas todos os docentes que atendem na Clínica Veterinária, como o José Antonio Marciano e Vinicius Buffon Maion, estão envolvidos direta ou indiretamente, pois eles participam na forma de diagnóstico, encaminhando o cão para os exames específicos com relação ao tumor de mama e fazem a orientação”, afirma.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Clínica Veterinária (18) 9 9775-8139. “Fica o convite para toda a população de Adamantina e região levar o seu animal doméstico na Clínica Veterinária”, finaliza.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais