Saúde

O que fazer diante de um ataque de abelhas?

Abelhas levam pânico a público na abertura de festa eletrônica. Como agir em situações de ataques?

Por: Da Redação atualizado: 17 de janeiro de 2017 | 01h04
Abelhas geralmente atacam quando se sentem ameaçadas (Imagem: Ilustração). Abelhas geralmente atacam quando se sentem ameaçadas (Imagem: Ilustração).

Um ataque de abelhas causou pânico entre o público que aguardava a abertura de uma festa eletrônica na tarde do último sábado (14) em Adamantina. Os organizadores do evento adiaram o início da festa até que todo o lugar estivesse seguro para os frequentadores.
Pelas redes sociais, houve relatos de medo e pânico, diante do ataque repentino das abelhas, originado em área pública, e que acabou interferindo em toda a programação do evento e colocou em risco a segurança das pessoas. Houve relatos, também pelas redes sociais, de pessoas que teriam sido atacadas pelas abelhas.
O público, como um todo, foi orientado sobre o perigo e se afastou do lugar onde aconteceu a festa eletrônica e, pelas redes sociais, aguardou a divulgação oficial dos organizadores de que o local estava seguro. Depois de passado o susto, a festa eletrônica foi iniciada com segurança e se desenvolveu durante toda a noite de sábado e madrugada de domingo. O trecho da rua, em frente ao local, e de onde se originou o ataque, foi interditado, para a maior segurança dos frequentadores, sendo reaberto depois.

O que fazer diante de um ataque de abelhas (*)

Um grande número de picadas de abelhas pode causar problemas em vários órgãos e até no coração. Isso porque o veneno é uma das toxinas mais potentes encontradas na natureza. Em pessoas alérgicas, pode até fechar as vias respiratórias. Em casos de grandes ataques, com mais de 500 picadas, por exemplo, a quantidade de veneno pode ser compatível ao ataque de uma serpente.
As abelhas geralmente picam quando se sentem ameaçadas, por isso, quando uma abelha está te rodeando, ficar parado é a melhor opção. E você sabe o que fazer se for picado? A primeira coisa é retirar o ferrão, mas não com a pinça e nada que esprema o ferrão. O ideal é algo que raspe, como régua, cartão de crédito, passar a unha. Depois, lavar o local com água e sabão. Se estiver com dor, compressas com agua e gelo e analgésico são indicados. Se inchar, procure um hospital (*) Fonte: Bem Estar/TV Globo.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone