Hora do Mamaço mobiliza comunidade em incentivo ao aleitamento materno
Atividade foi realizada no último sábado (7), promovida pelo GAMI.

Realizada no último sábado (7) em Adamantina em comemoração ao “Agosto Dourado” e em incentivo ao aleitamento materno, a “Hora do Mamaço” teve adesão positiva da comunidade, em especial mães gestantes e aquelas que estão em período de amamentação dos filhos. A atividade foi promovida pelo Grupo de Apoio Materno Infantil (GAMI) de Adamantina, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
(Foto: Daiane Peixoto).
(Foto: Divulgação).
(Foto: Daiane Peixoto).
O púbico pôde participar comparecendo ao CIS (Centro Integrado de Saúde), das 9h às 13h, interagindo com os mobilizadores para orientações, dicas e sessão de fotos. Também houve interação na modalidade drive-thru. Todos os participantes convidados e voluntários utilizaram máscaras de proteção facial.
Durante toda a atividade foi oferecido um café da manhã. Os participantes receberam lembrancinhas e participaram de sorteio de brindes conseguidos pelos mobilizadores voluntários junto a empresas da cidade.
(Foto: Divulgação).
(Foto: Daiane Peixoto).
O GAMI é formado por uma equipe multidisciplinar que visa dar apoio, proteção, suporte e qualidade de vida à mãe e seu bebê. Acesse aqui o perfil do Grupo no Instagram.
Aleitamento materno
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
(Foto: Daiane Peixoto).
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.