Homem de 31 anos é primeiro caso da varíola dos macacos em Presidente Prudente
Paciente está isolado com a família, e passam bem.

Presidente Prudente registrou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de varíola dos macacos (em morador da cidade. O anúncio do primeiro registro foi feito inicialmente pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quinta-feira (25) a Prefeitura detalhou que o paciente é um homem de 31 anos.
O morador foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ana Jacinta na última sexta-feira (19). Ele procurou a unidade de saúde com suspeita da doença. Conforme o procedimento protocolar, foram coletados materiais biológicos para exames encaminhados ao Instituto Adolpho Lutz, cujo resultado foi conhecido ontem.
Os sintomas foram identificados pelo morador após recente viagem à cidade de São Paulo. Ele mora com os pais e os três estão em isolamento domiciliar. O paciente passa bem. Na segunda-feira (22) também foi confirmado um registro da doença em Tupã.
O estado de São Paulo tem 2.640 casos confirmados da doença. O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.
Ministério da Saúde lança campanha nacional
Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.