Grupo Gami promove Hora do Mamaço, neste sábado (7), em Adamantina
Ação em incentivo ao aleitamento materno será no CIS, das 9h às 13h.

Em comemoração ao “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, o Grupo de Apoio Materno Infantil (GAMI) de Adamantina, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (7) a “Hora do Mamaço”.
A iniciativa pretende reunir gestantes, mães que amamentam e pessoas que apoiam a amamentação, das 9h às 13h. A participação pode ser de carro (drive-thru) ou caminhando. Todos os participantes deverão usar máscaras de proteção facial e respeitar o distanciamento social.
Uma equipe estará no local para orientações e tirar dúvidas. “Teremos um singelo café da manhã, lembrancinhas, cantinho de fotos e sorteio de brindes”, informam os organizadores.
O GAMI é formado por uma equipe multidisciplinar que visa dar apoio, proteção, suporte e qualidade de vida à mãe e seu bebê. Acesse aqui o perfil do Grupo no Instagram.
Aleitamento materno
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
(Foto de Victor Candiani no Pexels).
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.