Funcionários da enfermagem da Santa Casa relatam atraso no pagamento do complemento do piso nacional
Recurso para pagamento do complemento é repassado pelo Ministério da Saúde.

Representantes de funcionários da área de enfermagem da Santa Casa de Adamantina procuraram o SIGA MAIS relatando não terem recebido neste mês de dezembro, junto com a folha de pagamento, o complemento referente ao piso salarial da categoria, cujos recursos para essa finalidade são transferidos pelo Ministério da Saúde.
Eles explicaram que a remuneração paga no início de dezembro, referente ao mês trabalhado em novembro, foi realizada, porém sem o complemento do piso nacional definido por lei. Conforme os funcionários ouvidos pelo SIGA MAIS, foram informadas datas para que o pagamento do piso ocorresse ao longo deste mês, o que até esta segunda-feira (18) não se efetivou.
Pela manhã desta segunda-feira o SIGA MAIS procurou o representante do Sindicato dos profissionais (Sinsaúde) de Campinas e região, Luciano Crepaldi Dourado, e o assessor jurídico Ricardo Almeida. Luciano informou ter obtido da Santa Casa que o pagamento do complemento do piso deverá ocorrer nesta terça-feira (19). Já pelo início da noite, às 18h50, ele fez contato com a redação e atualizou que o pagamento do complemento do piso foi realizado no final da tarde de hoje.
A posição do hospital
A reportagem também procurou na manhã de hoje o gerente administrativo da Santa Casa, Renato Sobral de Lima. Ele relatou questões organizacionais para processar os pagamentos dos complementos, em razão do número de funcionários. E garantiu que ninguém vai ficar sem pagamento. “Ninguém vai ficar sem receber o recurso repassado pelo Ministerio da saúde referente ao piso da enfermagem”, disse. “As nossas demandas para organizar esses repasses são enormes por conta do volume de funcionários. Tudo deve ser feito com máxima cautela para que ninguém seja prejudicado, por conta disso ocorreu essa demora pontual no repasse”, completou.
No Brasil o primeiro pagamento do complemento do piso salarial aos profissionais de enfermagem ocorreu em outubro passado, retroativo a maio deste ano, quando a Santa Casa local, por meio do repasse, também fez o pagamento ao seu quadro.