Saúde

Freis assumem gestão da Santa Casa de Adamantina

Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é referência em gestão de saúde.

Por: Da Redação | Com informações do Ginotícias atualizado: 11 de janeiro de 2018 | 12h03
Frei Francisco com os novos administradores da Santa Casa: Frei Mateus ? Fernando Alves de Souza -, Paulo Henrique de Souza (pré-Noviço), Fernando Seribeli e Altair dos Santos Souza Júnior (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO). Frei Francisco com os novos administradores da Santa Casa: Frei Mateus ? Fernando Alves de Souza -, Paulo Henrique de Souza (pré-Noviço), Fernando Seribeli e Altair dos Santos Souza Júnior (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO).

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8), a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, sediada em Jaci (SP) assumiu oficialmente a gestão da Santa Casa de Adamantina.
O encontro reuniu autoridades, religiosos, representantes da Irmandade da Santa Casa, parte do corpo clínico e colaboradores. Após café da manhã, os pronunciamentos oficiais aconteceram na capela do hospital.
As autoridades que fizeram uso da palavra destacaram o trabalho realizado até então pela Irmandade da Santa Casa e deram boas-vindas aos freis franciscanos.

Atuação dos freis na Santa Casa

Em seu pronunciamento, segundo o site Ginotícias, o Frei Francisco – Nélio Joel Angeli Belotti – expôs como será a dinâmica de trabalho. Inicialmente, a gestão experimental se dará pelo período de 6 meses, para conhecimento detalhado de todo o funcionamento da estrutura. “Inicialmente teremos a experiência de seis meses para conhecer o hospital. Isso não significa que ficaremos aqui apenas seis meses, queremos continuar para o restante da vida. Mas, primeiramente, precisamos conhecer o local, as pessoas, para trazermos a nossa experiência, como também aprender. Todo lugar novo ensinamos e aprendemos, ninguém passa por nossa vida se deixar ensinamentos”, publicou o site.
No âmbito administrativo, ficará instalada em Adamantina uma equipe da Associação, formada pelo Frei Mateus – Fernando Alves de Souza -, Paulo Henrique de Souza (pré-Noviço), Fernando Seribeli e Altair dos Santos Souza Júnior.
Segundo Frei Francisco, a gestão local contará com suporte da equipe de Jaci – onde é a sede da Associação - e de Presidente Prudente, onde eles administram o Hospital Regional. A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é responsável por mais de 70 instituições de saúde em todo o país.

Provedoria e gestão: desafios e trabalho integrado

Na cerimônia, segundo o Ginotícias, Frei Francisco ele explicou que a gestão da Santa Casa local será similar a dos hospitais de Aparecida (SP) e Lins (SP), onde a Associação administra em paralelo com as Irmandades, que não deixam de existir. Segundo o dirigente religioso, a Irmandade cumprirá o seu papel de prover, e a Associação de gerir. “Provedoria, aquele que provê. E nem sempre o grupo que provê é o que administra”, informou o site.
Frei Francisco disse ainda que para atingir a gestão plena do hospital são necessários cinco anos. “Gostaria de dizer também que a princípio não mudará nada. Porém, ao mesmo tempo tudo muda. Nada muda: é hospital e continuará sendo hospital. Agora, o modo de se fazer mudará. E, isso não muda de hoje para amanhã. Para colocar um hospital no trilho são necessários ao menos cinco anos”, afirmou o religioso, conforme publicado pelo Ginotícias.
Ainda de acordo com o site, Frei Francisco pediu o apoio das autoridades e da comunidade local em prol da Santa Casa. “Quero reforçar e pedir o apoio de todos. Esta Casa é da comunidade, então a comunidade tem que estar perto”, disse o religioso, que completou: “não viemos para fazer revolução, nem somos os melhores. Se procuraram por aí vão encontrar muitos outros melhores. Mas, nós fazemos este trabalho com amor e até hoje, com 32 anos de atividade, vem dando certo porque não aceitamos de forma alguma a fisioterapia da mão. Isso destruiu muitos hospitais”, pontuou.

A aproximação entre Adamantina e os Freis

A aproximação local com os freis da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus ocorre desde o início deste ano, primeiramente por iniciativa do prefeito Márcio Cardim.
Mas o esforço ganhou corpo a partir do momento em que outras lideranças e autoridades se mobilizaram na mesma direção, com a articulação costurada pelo Poder Judiciário local – na pessoa do juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, da 2ª Vara da Comarca de Adamantina - e do promotor de justiça Rodrigo de Andrade Figaro Caldeira.
Nesse desafio liderado pelo Poder Judiciário e Ministério Público local, e em diálogo com o poder público municipal, Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, Provedoria da Santa Casa e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, foram definidos os termos que pactuaram a continuidade de operação da Santa Casa com a gestão administrativa, financeira, patrimonial e técnica dos Freis Franciscanos.
Essa pactuação se deu no âmbito de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), decorrente da ação civil pública movida em agosto de 2015 pelo Ministério Público da Comarca de Adamantina, que tramitou junto ao Poder Judiciário local, em razão de irregularidades estruturais (físicas, organizacionais e de prestação de serviços), que poderiam ensejar a interdição judicial e até mesmo o fechamento do hospital.
Assim, a decisão por manter a estrutura em operação e buscar novos caminhos que garantissem o funcionamento e as melhorias esperadas, permitiu chegar a essa solução.
Na construção dessa oportunidade de parceria, foi imprescindível também o apoio da Igreja Católica, pois a vinda dos Freis a Adamantina precisou do aval da Diocese de Marília. Sem o sinal verde, os religiosos não poderiam atuar na cidade. Segundo o Ginotícias, Frei Francisco destacou o pedido especial do Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello. A autoridade religiosa esteve em visita oficial a Adamantina em setembro passado. “Estamos aqui a pedido de várias autoridades, inclusive um pedido especial do Núncio Apostólico, que é o representante do Papa no Brasil”, destacou.

Associação é referência no Brasil

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, sediada em Jaci, é referência na gestão de serviços de saúde. O trabalho da Associação engloba a gestão hospitais gerais e específicos (para portadores de multideficiências e idosos em fase terminal); serviços de saúde como Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), pronto socorro, farmácia de alto custo, entre outros;  albergue, casa abrigo para doentes em tratamento de saúde, restaurante popular; comunidades terapêuticas de recuperação; ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas e projetos educacionais Semeando o Futuro, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas pelas crianças e adolescentes. Além disso, mantém uma missão em Porto Príncipe, Haiti, que desenvolve atendimentos de saúde, educação e nutrição.
São mais de 70 estruturas de saúde tocadas pelos religiosos nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Na região, eles estão presentes na gestão do Hospital Regional, AME e Farmácia de Medicamentos Especializados em Presidente Prudente, e do Hospital Estadual de Porto Primavera, em Rosana (Pontal do Paranapanema).

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais