Saúde

Dracena confirma caso de meningite bacteriana em criança de 9 anos

Protocolo de saúde exige atenção e medicação à criança e a todos que tiveram contato com ela.

Por: Da Redação atualizado: 16 de outubro de 2017 | 11h35
Dracena confirma caso de meningite bacteriana em criança de 9 anos

Em nota à imprensa distribuída na manhã deste domingo (15) pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Dracena, as autoridades locais da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene confirmaram a ocorrência de um caso de meningite bacteriana em uma criança de nove anos, residente naquela cidade.
Em face do quadro clínico – diz a nota –, o médico responsável pelo atendimento na Santa Casa de Dracena encaminhou a paciente para o Hospital Regional, de Presidente Prudente.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Dracena, o caso foi informado ao Grupo de Vigilância Epidemiológica XXII (GVE), de Presidente Venceslau, que repassou os protocolos para esse tipo de situação, tendo estes sido seguidos rigorosamente, inclusive com o fornecimento de antibiótico preventivo aos familiares, funcionários e médicos da Santa Casa e do Pronto Atendimento de Dracena que tiveram contato com a criança.
A assessoria de imprensa informou também que, além dos procedimentos para as pessoas que tiveram contato com a criança, a EMEFI Guilherme Tammerik – onde a criança estuda – passou por processo de desinfecção, conforme exige o protocolo de saúde para esta doença.
E nesta segunda-feira (16), uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde e Higiene Pública estará na unidade escolar para orientar pais e responsáveis acerca de detalhes dessa doença.

O que diz o Ministério da Saúde sobre a doença

Segundo o site do Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele (petéquias).
Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Como se transmite?

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente nas infecções por enterovírus.

Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e receberá tratamento de acordo com o agente etiológico. No caso de meningite bacteriana, o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

Como se prevenir?

Além da ida rápida aos serviços de saúde ao ser perceber os sinais e sintomas sugestivos de meningite (febre acompanhada de dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele - petéquias), a prevenção da doença conta com a quimioprofilaxia dos contatos próximos e a vacinação.
A quimioprofilaxia está indicada SOMENTE para os contatos próximos dos casos suspeitos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae tipo b.
Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as vacinas contra as bactérias são sorogrupo ou sorotipo especificas. No calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização estão disponíveis:
- a vacina Pentavalente: protege contra as infecções invasivas causadas pelo H. influenzae do sorotipo b, entre elas a meningite. Esta vacina também confere proteção contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- a vacina Pneumocócica 10 valente conjugada: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite, causadas por dez sorotipos do S. pneumoniae.
- a vacina Meningocócica C conjugada: protege contra a doença meningocócica causada pela N. meningitidis sorogrupo C.
-  a vacina BCG: protege contra as formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).

Para saber mais, acesse aqui.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais