Com Chá de Bebê Comunitário, GAMI encerra ciclo de encontros para gestantes e lactantes
Foram nove encontros no primeiro semestre, concluÃdos com o Chá de Bebê Comunitário.

O GAMI (Grupo de Apoio Materno Infantil) de Adamantina realizou no último sábado (3) o encontro de encerramento das atividades do calendário do primeiro semestre deste ano, de atendimento comunitário para gestantes, lactantes e acompanhantes.
Público particpante do Chá de Bebê (Divulgação/GAMI).
Segundo a presidente do coletivo – a dentista Fabiana Freire Marin Pacheco – neste primeiro semestre foram realizados nove encontros presenciais em formato de rodas de conversas, com diferentes temáticas, sobre cuidados na gravidez, amamentação, introdução alimentar, cuidados de higiene, entre outras abordagens de orientação, mobilizando parceiros do poder público municipal, do Centro Universitário de Adamantina, de instituições e profissionais voluntários.
Os encontros acontecem na própria sede da instituição (que fica na Rua Euclides da Cunha, 394, centro, ao lado da Junta Militar) e em espaços cedidos por organizações locais. “Optamos pelo formato de rodas de conversas por permitir uma maior partilha, interações e trocas entre as participantes e os profissionais voluntários”, explica Fabiana.
Encerramento do semestre
O encontro de encerramento do calendário do primeiro semestre aconteceu neste sábado na sede do CPP (Centro do Professorado Paulista), cedido ao GAMI. No local foi realizado um Chá de Bebê com entrega de kits de enxovais com roupinhas para o recém-nascido, e ainda itens como banheiras e materiais de cuidados pessoais, higiene e alimentação.
Presidente Fabiana fala ao público no encontro (Divulgação/GAMI).
A atividade teve ainda representantes do poder público municipal, instituições, programas parceiros e voluntários. A empresa Haddad Organização Social também atuou como parceira e ofereceu o transporte de ida e volta para deslocamento dos participantes (gestantes, lactantes e acompanhantes), permitindo atender aqueles com dificuldade de deslocamento.
Próximas atividades
Fabiana destacou que as rodas de conversa terão um novo calendário no segundo semestre, para um novo grupo. A agenda dos encontros será divulgada oportunamente.
Em agosto próximo o GAMI vai promover a Hora do Mamaço, no Dia Mundial da Amamentação. A programação busca dar visibilidade ao tema e ampliar conteúdos informacionais e de conscientização.
Parte dos kits doados aos paricipantes (Divulgação/GAMI).
Outra pretensão da presidente é retomar o calendário de visitas regulares pelos voluntários à maternidade da Santa Casa de Adamantina, o que ainda depende de alinhamento com os dirigentes do hospital.
Saiba mais
As atividades de orientação às gestantes e lactantes realizadas presencialmente também são gravadas e publicadas no canal do GAMI no Youtube. Essa facilidade permite que os participantes impossibilitados de estar na atividade presencial possam ter acesso aos conteúdos, como também os demais interessados no tema, frequentadores ou não das atividades do coletivo. Outro suporte aos participantes é um grupo no WhatsApp, onde são distribuídos conteúdos e realizadas orientações complementares.
Os trabalhos liderados pela dentista Fabiana Freire Marin Pacheco contam com uma ampla rede de voluntários, que atuam em diferentes frentes, como no brechó (que funciona na sede do GAMI), no trabalho com artesanato, na divulgação pelas redes sociais, e na área da saúde.
Pais também participam das orientações (Divulgação/GAMI).
Em 2019, por meio da Lei Municipal Nº 3.992, de 18 de setembro, o GAMI foi declarado de utilidade pública municipal. Com o reconhecimento pelo poder público municipal a instituição ficou habilitada a receber subvenções financeiras da Prefeitura de Adamantina. Os recursos são usados no custeio das atividades realizadas pelo Grupo.
Para saber mais acesse aqui o GAMI no Facebook, Instagram e no Youtube.