Saúde

Centro de Saúde de Adamantina realiza Teste da Linguinha em recém-nascidos

Teste da linguinha é realizado em recém-nascidos, pela fonoaudióloga do Centro de Saúde.

Por: Da Redação atualizado: 8 de dezembro de 2017 | 07h47
Fonoaudióloga Cristiane Th. Z. Figueiredo, do Centro de Saúde de Adamantina, realiza o teste da linguinha em recém-nascidos (Foto: Cedida). Fonoaudióloga Cristiane Th. Z. Figueiredo, do Centro de Saúde de Adamantina, realiza o teste da linguinha em recém-nascidos (Foto: Cedida).

Em cumprimento à Lei Federal Nº 13.002/14, o Centro de Saúde de Adamantina é pioneiro na região, na realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos. O teste consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.
Em Adamantina, segundo a fonoaudióloga Cristiane Th. Z. Figueiredo, que aplica o teste no Centro de Saúde local, esse procedimento foi adotado há cerca de um ano. Ela explica que todos os recém-nascidos levados pelos pais às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para colher o teste do pezinho são abordados para o teste da linguinha.
Ainda segundo a fonoaudióloga, o atendimento é realizado todas as segundas-feiras, na Sala da Criança do Centro de Saúde. “Mesmo os da rede particular que não colhem o teste do pezinho nesta Unidade, podem ligar e agendar, desde que estejam com os cadastros realizados que a UBS exige”, completa.
De acordo com a fonoaudióloga Cristiane Figueiredo, a língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. “Está presente desde o nascimento e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos”, explica.
Ainda de acordo com a fonoaudióloga, a língua presa impede que a língua se movimente adequadamente, desenvolvendo então, adaptações e/ou compensações para sugar, engolir, mastigar e falar. Por isso o teste é prioritário aos recém-nascidos, pois atua principalmente contra o desmame precoce. “Há bebês com dificuldades para mamar, causando estresse tanto para ele quanto para a mãe, o que pode leva à introdução desnecessária da mamadeira e ao desmame precoce. Há também crianças, jovens e adultos com dificuldades na mastigação/deglutição e alterações na fala, afetando a alimentação, a comunicação, o relacionamento social e o desenvolvimento profissional”, completa.
O teste da linguinha realizado no Centro de Saúde é rápido, seguro, indolor e não tem custo.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais