Saúde

Câncer de próstata: já existe exame sem constrangimento, indolor e não invasivo

Policlínica TotalVida, em Adamantina, traz tecnologia de ponta para o exame não invasivo.

Por: Da Redação atualizado: 23 de novembro de 2015 | 10h18
Novembro Azul: já existe exame sem constrangimento, indolor e não invasivo para identificar o câncer de próstata (Imagem: ilustração). Novembro Azul: já existe exame sem constrangimento, indolor e não invasivo para identificar o câncer de próstata (Imagem: ilustração).

Além do câncer de pele, o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata.
É a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A doença acomete a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis).
A doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.

Exame sem constrangimento, indolor e não invasivo

Além do aspecto positivo da medicina preventiva, o grande desafio da área médica é antecipar toda e qualquer identificação de sinais e evidências de doenças entre os indivíduos.
A ação preventiva pode ser aplicada, também, no campo da identificação precoce de doenças, que por sua vez permite antecipar consideravelmente o procedimento médico a ser adotado dentro da especificidade de cada caso.
No que se refere ao câncer de próstata, na sua fase inicial não há sintomas, e cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal.  Tem outro fator agravante: dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal.
Atualmente, a tecnologia é uma importante aliada na medicina. Nesse sentido, os médicos Dr. Alex Saurin e Dra. Ana Carolina Natera Passoni, da TotalVida Policlínica, trouxeram a Adamantina o ES Complex, que permite 90% de exatidão no diagnóstico do câncer de próstata, além de ser um exame sem constrangimentos, é indolor e não invasivo.
Na fase inicial, os sinais mais característicos do câncer de próstata são o esforço para começar a urinar, jato urinário fraco, interrupção do jato, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urinar várias vezes à noite, urgência para urinar e sangue na urina.
E com o diagnóstico precoce, mais rápido será o tratamento, ampliando assim uma ação menos traumática e que assegure uma maior qualidade de vida ao paciente.

Investigação preventiva de várias doenças

Dr. Alex Saurin e Dra. Ana Carolina Natera Passoni explicam que o ES Complex permite detectar uma doença ainda sem sintomas e muitas vezes desconhecidas. “Muitas doenças são silenciosas e não apresentam nenhum sintoma ou dor por muito tempo e enquanto isso ela progride, até que um dia, tardiamente, você a descobre. E depois a dor e o sofrimento, muitas vezes, serão inevitáveis”, relatam.
A avaliação realizada pelo ES Complex é importante nesse aspecto, em permitir antecipar-se às primeiras evidências da doença, e assim complementar e subsidiar a melhor decisão médica para o tratamento, detectando problemas de saúde em seus estágios iniciais ainda sem sintomas. “O que temos de mais importante no check-up preventivo com o sistema ES Complex é a investigação preventiva de várias doenças”, destacam os médicos da Total Vida.
Para Dr. Alex Saurin e Dra. Ana Carolina, conhecer o problema precocemente, adotar os recursos tecnológicos disponíveis na realização de diagnósticos preventivos, check-ups precisos e tratamento de ponta permitem manter a qualidade de vida de quem busca por esses recursos, ampliado a longevidade com saúde e bem estar, dentro da oportunidade trazida de viver mais e melhor.

Serviço
Total Vida Policlínica

Alameda Navarro de Andrade, 696
Fone (18) 3521-2690
Instagram | Facebook
 

Fotos

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone