Após postagem em redes sociais, Santa Casa esclarece sobre plantonista de obstetrÃcia
Hospital destaca que caso foi fato isolado.

Uma postagem nas redes sociais deste domingo (6), feita por uma moradora, reclamava sobre a falta de plantonista de obstetrícia na maternidade da Santa Casa de Adamantina, no último final de semana. “O hospital não tem plantonista na maternidade nós finais de semana e sem previsão de quando poderão solucionar essa situação. E que as gestantes que entrarem em trabalho de parto, ou que precisem de atendimento aos finais de semana, precisão ser transferidas para Marília”, questionou a moradora.
Sobre o caso, o SIGA MAIS procurou a administração da Santa Casa. Em nota (íntegra abaixo), o hospital informou que o fato narrado foi um episódio isolado. A unidade de saúde esclareceu que o médico que estava de plantão precisou se ausentar (por motivos de saúde) e não foi possível recompor escala a tempo. Na eventual ausência do obstetra, segundo o hospital, gestantes que procuram o serviço são avaliadas pelo clinico geral de plantão no pronto socorro, e quando o quadro da paciente exigir cuidados específicos, são acionados hospitais de referência na região.
Nota de esclarecimento
“A Santa Casa de Adamantina esclarece que a ausência de plantonista na especialidade de obstetrícia, ocorrida no último final de semana, foi fato isolado. Ressaltamos que Trabalhamos de todas as formas para compor a equipe médica de plantão, no entanto não obtivemos sucesso.
Importante esclarecer ainda que nossa maternidade conta, regularmente, com o profissional médico presente 24h por dia e que na eventual ausência do obstetra, as gestantes que procuram o serviço são avaliadas pelo clinico geral de plantão no pronto socorro, sendo regulada para hospitais de referência quando identificada a necessidade.
Aproveitamos a oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a qualidade do serviço prestado a população de Adamantina e região”.