Polícia

Reestruturação da PM vincula Corpo de Bombeiros da região a Bauru, onde foi centralizado o 193

Central de atendimento 193 passa a ser em Bauru, que despacha os chamados para as unidades.

Por: Da Redação atualizado: 20 de agosto de 2021 | 11h16
Chamados ao 193, originados na região de Presidente Prudente, agora são centralizados em Bauru (Arquivo/Siga Mais). Chamados ao 193, originados na região de Presidente Prudente, agora são centralizados em Bauru (Arquivo/Siga Mais).

A nova estruturação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizada através do Decreto n° 65.096 de 28 de julho de 2020, efetivou a regionalização do Comando do Corpo de Bombeiros do interior paulista em três grandes comandos de bombeiros, sediados em Campinas, Bauru e Guarujá.

As mudanças, muitas delas de ordem interna e de comando, não repercutiram junto à comunidade. Porém, as mudanças que ocorreram na dinâmica de atendimento às chamadas de emergência pelo 193 geraram especulações entre os moradores de cidades da região de Presidente Prudente.

Sobre esse tema, sobretudo o impacto das mudanças organizacionais no atendimento aos chamados de emergência, o SIGA MAIS procurou o 14º Grupamento de Bombeiros (14º GB), sediado em Presidente Prudente, que responde pelo comando dos pelotões existentes na região, entre os quais, em Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz.

(Arquivo/Siga Mais).

Dentro dessa nova regionalização – segundo a nota enviada à redação – o 14º GB de Presidente Prudente passou a ser vinculado ao Comando de Bombeiros do Interior-2 (CBI-2), sediado em Bauru, responsável pelo planejamento, coordenação, controle e apoio das atividades técnicas, de logística, operacionais e administrativas de cinco Grupamentos. Além do 14º GB de Presidente Prudente, o CBI-2 de Bauru responde também pelo 9º GB de Ribeirão Preto, 10º GB de Marília, 13º GB de São José do Rio Preto e 20º GB, sediado em Araçatuba.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Mudanças no 193

A nota recebida pelo SIGA MAIS detalha que após o Decreto de julho do ano passado foram desencadeadas etapas para a adequação organizacional do Corpo de Bombeiros, em todo o estado de São Paulo, à nova estruturação.

Com isso, a partir de junho deste ano, os chamados dirigidos ao telefone de emergência 193, originados nas cidades da região de Presidente Prudente, vinculadas ao 14º GB, são centralizadas em Bauru. “Através de processo gradativo de migração, durante mês de Junho 2021 as ligações telefônicas para a central de emergências 193 da área sob atendimento do 14º Grupamento de Bombeiros serão regionalizadas em Bauru, assim como já ocorre com os demais Grupamentos”, explica o texto.

A nota destaca que apenas o atendimento das ligações 193 foi transferido para a central regional do CBI-2 em Bauru. “Após o cadastro da ligação de emergência, a ocorrência é gerada e imediatamente transferida para a central de despacho de viaturas, que permanece sediada em Presidente Prudente, que então empenhará equipe de atendimento operacional mais próxima do local da ocorrência”, detalha. “Portanto, não há alteração no atendimento às ocorrências”, ressalta a corporação.

(Arquivo/Siga Mais).

O Corpo de Bombeiros enfatiza que as mudanças não trazem prejuízo ao cidadão nem retardam o atendimento às ocorrências, a partir dos chamados realizados pelo 193, já que o registro das ocorrências, a remessa da demanda à central de despacho de viaturas e o acionamento das equipes de prontidão se dão pela estrutura de comunicação, em tempo real.

Ao assegurar que a nova dinâmica não traz riscos à dinâmica e qualidade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, a corporação aponta os ganhos da nova sistematização. “A medida oferta padronização ao atendimento, triagem, resposta emergencial e controle de qualidade, uma vez que são realizados atendimentos por equipe especializada e com suporte tecnológico para acompanhamento, registros e medições. As ações que unificam ao atendimento garantem melhor desempenho para cadastro e despacho de viaturas”, completa a nota.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone