Polícia

Polícia Militar realiza simpósio de cães de faro

Encontro teve o objetivo de apresentar técnica de treinamento com essências norte-americanas.

Por: Nathalia Pagliarini | SSP atualizado: 5 de junho de 2019 | 16h21
Na região de Presidente Prudente há 17 cães treinados pela PM especializados em faro de drogas e/ou explosivos, e 12 cães com outras especialidades, como busca e localização de pessoas, e policiamento (Fotos: SSP/SP). Na região de Presidente Prudente há 17 cães treinados pela PM especializados em faro de drogas e/ou explosivos, e 12 cães com outras especialidades, como busca e localização de pessoas, e policiamento (Fotos: SSP/SP).

O 8° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na região de Presidente Prudente, realizou o 1° Simpósio de Cães de Faro nos dias 29 e 30 de maio. O encontro teve o objetivo de apresentar a outras unidades uma nova técnica de treinamento com a utilização de essências norte-americanas.

“O nosso batalhão é o único do interior do Estado a utilizar o método, que potencializa os princípios ativos de drogas, capacitando os cães a encontrar grandes quantidades de entorpecentes com mais precisão, explicou o capitão Ives Minosso de Almeida Ramos, integrante do 8° Baep.

O PM esclareceu que outra vantagem da metodologia é conseguir imitar substâncias difíceis de serem encontradas para esse tipo de treinamento, como as drogas sintéticas. Outra novidade é que também são utilizadas essências para capacitar os animais a encontrarem explosivos.

“As substâncias imitam componentes encontrados em explosivos, como pólvora negra e nitroglicerina. Com isso, além dos cães serem capacitados para encontrar esse tipo de objeto, também passam a estar aptos para encontrar armas de fogo”, completou o capitão. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

O simpósio

O 1° Simpósio de Cães de Faro teve a presença dos Canis do 1° Baep – Campinas, do 25° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Dracena, do 27° BPM/I, em Jaú, e do 31° BPM/I, em Ourinhos. 

O primeiro dia de encontro foi composto por palestra sobre a metodologia, apresentação sobre o 8° Baep e as características da região onde está localizado, bem como exercícios práticos.

No segundo dia, foram realizados simulados de ocorrências reais por meio da montagem de pistas e distribuição das essências pela área.

Para ministrar o simpósio, os policiais do 8° Baep participaram do curso de apresentação de odor para cães de detectores de explosivos e narcóticos, bem como da iniciação do segmento de rastro para cães de captura, realizados entre os dias 6 e 10 de maio, no Canil Caraíbas, em Goiás. Além disso, todos os profissionais da unidade especializada possuem cursos de cinotecnia e de Faro da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os cães da PM da região de Presidente Prudente

A região conta com dois Canis, um do 2° Grupamento da PM e outro do 3°. Ao todo, 17 cães são especializados em faro de drogas e/ou explosivos, sendo que dois também possuem a função de patrulhamento. Além deles, há 12 cães com outras especialidades, como busca e localização de pessoas, e policiamento.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone