PolÃcia investiga morte de bebê de 2 meses em Prudente; pais da criança são suspeitos
Bebê deu entrada em uma unidade básica de saúde sem os sinais vitais.

A morte de uma criança de dois meses nesta sexta-feira (21) em Presidente Prudente, levou a Polícia Civil a deter os pais da criança, suspeitos de terem envolvimento na fatalidade. O homem de 31 anos e a mulher de 21 anos foram detidos e levados à Delegacia Participativa da cidade, para serem ouvidos.
De acordo com o G1, a criança chegou a ser encaminhada para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Morada do Sol, mas não resistiu. O próprio pai levou à criança à unidade de saúde, com lesões aparentes. O óbito foi constatado no próprio local.
Diante da suspeita de participação dos pais na morte da criança, eles foram levados à Delegacia, como possíveis autores da lesão corporal seguida de morte.
Além desses indícios de violência ao bebê, que motivaram a detenção dos pais, ambos estavam sendo ameaçados de linchamento por moradores, revoltados com a tragédia.
De acordo com o G1, a casa onde reside a família e a unidade de saúde foram preservadas pela Polícia Militar para o trabalho dos peritos da Polícia Científica.
Ao G1, a PM detalhou que o casal era usuário de drogas e já havia relatos anteriores de agressão. Em uma das ocasiões, a criança teria sofrido uma fratura. O Conselho Tutelar acompanhava a família. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). (Continua após a publicidade...)
Sem sinais vitais
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente explica que por volta das 9h15 de hoje, deu entrada na ESF Morada do Sol um bebê de 2 meses e 20 dias já sem os sinais vitais. "O médico de plantão da ESF tentou reanimar o bebê, porém não houve sucesso e foi constatada a morte", afirma.
A nota esclarece que o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para que houvesse a apuração das causas do óbito. "A gerência da ESF também acionou a polícia, que compareceu à unidade e conduziu os pais a prestarem depoimento, dando início às investigações".